Por falta de material, Saúde suspende coleta de exames em Unidades Básicas


Segundo o secretário, Agajan Der Bedrossian, os funcionários estão coletando sangue somente nos casos de urgência e em gestantes

A falta de tubos de coleta de sangue nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) levou a Secretaria de Saúde de Londrina a suspender temporariamente a realização dos exames. Segundo o secretário da pasta, Agajan Der Bedrossian, os funcionários estão coletando sangue somente nos casos de urgência e em gestantes.

Agajan afirmou que o problema não é Secretaria de Saúde. Ele disse que a pasta “apenas administra o atendimento aos pacientes e não somos responsáveis pela compra dos materiais”. O secretário ainda confirmou que a situação está prejudicando o atendimento médico dos usuários das UBS. “Claro que afeta. Temos um número mínimo de tubos para evitar que o sistema entre em um colapso”, disse.

Na segunda-feira (5), o telejornal Paraná TV 2ª edição mostrou o problema. Na UBS do Jardim Tóquio a coleta foi suspensa na sexta-feira (2). Funcionários já estão ligando para os pacientes para agendar consultas. Semanalmente, a unidade chegava a coleta 140 exames, com a falta dos tubos o número não passa de 20.

A reportagem está tentando contato com a Secretaria de Gestão Pública responsável pela compra do material.

Fonte: Jornal de Londrina