Programa de Pós-graduação já atende 850 servidores estaduais


A secretária de Estado da Administração e da Previdência, Maria Marta Lunardon, anunciou oficialmente na reunião da Escola de Governo desta terça-feira (6) o início das aulas do primeiro curso de mestrado para servidores estaduais. O curso – Mestrado Profissional em Gestão da Informação – integra o Programa de Pós-Graduação Gratuita, promovido pela Secretaria da Administração em parceria com as universidades públicas do Paraná.

O Programa de Pós-Graduação para servidores, informou Maria Marta, já ofereceu, desde que foi lançado (no final de 2005, com início das aulas em 2006), seis cursos de especialização. Por esses cursos, entre funcionários que se formaram, outros que estão em fase de conclusão e aqueles que começaram as aulas recentemente, 850 servidores estaduais foram contemplados.

Agora, salientou a secretária, o programa avança com a abertura de uma turma de mestrado. “As aulas já se iniciaram; foi no último dia 25, com uma conferência do professor doutor Rivadávia Correa Neto. A turma tem 22 alunos, de 13 órgãos públicos estaduais diferentes”, explicou Maria Marta.

PROFESSORAS - O mestrado ocorre em Curitiba e é coordenado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Os professores da coordenação do curso, todos doutores – Maria Elisabete Catarino, Rosana Lunardeli e Nádina Aparecida Moreno – e ainda o pós-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEL, Alamir Aquino Correa, e os alunos participaram da reunião desta terça e foram apresentados ao governador Roberto Requião.

De acordo com o reitor da UEL, Wilmar Marçal, optou-se pelo mestrado profissional (e não o mestrado acadêmico, o mais comum) porque essa modalidade exigirá a produção de dissertações com temáticas mais aplicáveis ao local e à realidade de trabalho dos servidores.

“É importante essa oportunidade que o Governo do Paraná oferece, de o servidor estudar, não só para que obtenha um diploma, mas para que o servidor possa aplicar [os conhecimentos adquiridos] no ambiente de trabalho”, assinalou.


SOBRE O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE SERVIDORES
- Lançado em 2005, com início das aulas em 2006.
- Tem quatro especializações em andamento: Gestão e Formulação de Políticas Públicas, Gestão Hospitalar, Defesa Agropecuária (duas turmas, uma com ênfase em saúde animal, outra, vegetal), Gestão do Sistema de Agricultura.
- Uma em processo de seleção: Gestão de Centros de Socioeducação
- Uma já realizada: Gestão de Pessoas
- O programa é da Escola de Governo, que tem a Gerência Executiva vinculada à Secretaria de Estado da Administração e da Previdência, em conjunto com as universidades públicas do Paraná (tanto a UFPR como as estaduais). São, pois, turmas em Curitiba e no interior.
- Toda a produção dos alunos é compartilhada: livros são publicados, seminários são organizados e um repositório institucional – o Saberes em Gestão Pública (www.saberes.seap.pr.gov.br) - permite que todo esse material seja acessado, baixado ao computador e utilizado como fonte para outras pesquisas.

MAIS INFORMAÇÕES
- Sobre o programa e outras ações de capacitação do funcionalismo: www.escoladegoverno.pr.gov.br

Fonte: Agência Estadual de Notícias