Acordo põe fim a 28 dias de greve na Caixa Econômica Federal


Funcionários voltam ao trabalho nesta quinta-feira (22). Bancários pedem paciência à população, já que haverá muito trabalho com o fim do movimento

Vinte e oito dias depois de iniciada, um acordo pôs fim à greve dos funcionários da Caixa Econômica Federal (CEF). Em Londrina, 600 bancários voltam ao trabalho em oito agências e três postos de atendimento, já a partir desta quinta-feira (21). Mesmo depois que os outros bancos encerraram o movimento, os trabalhadores da Caixa haviam decidido manter a paralisação, porque não tinham aceitado as propostas anteriores.

O secretário geral do Sindicato dos Bancários, Marcos Neves, explicou que, como a CEF tem um lucro diferente dos outros, as propostas teriam reflexo diferente para os funcionários. “O banco tem uma lucratividade diferenciada e não tão grande quando os outros. Então, as regras da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) teria um reflexo ruim porque os funcionários acabariam recebendo pouco”, afirmou.

Pela nova proposta, o banco oferece 6% de reajuste, além de abono de R$ 700, que será pago em janeiro de 2010. A CEF se comprometeu ainda a contratar 5 mil funcionários até o fim do ano que vem. Uma audiência de conciliação estava marcada para a manhã de quarta-feira (21) em Brasília, mas foi cancelada porque o banco ofereceu a nova proposta. “A proposta foi aceita pela categoria em assembleia”, disse Neves. Os funcionários deverão repor os dias parados até 18 de dezembro, sem contar feriados, sábados e domingos, durante duas diárias.

O presidente do Sindicato, Wanderley Crivellari, reconheceu a demora no movimento. “Foi uma greve longa, porém vitoriosa. Não temos cem por cento das coisas atendidas, mas foram conquistas importantes”, avaliou. De acordo com ele, vai demorar um tempo até que os serviços sejam normalizados. “A população vai poder dar vazão às demandas reprimidas, mas é importante ter paciência até as coisas se normalizarem.”

Fonte: Jornal de Londrina