Benjamin Zanlorenci será o secretário de Defesa Social


Prefeito apresentou hoje o responsável pela implantação da Guarda Municipal; “É uma das maiores autoridades de segurança do Brasil”, afirmou o prefeito

O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, nomeou ontem (dia 22), o Secretário de Defesa Social: é o 1º tenente da Reserva do Exército Brasileiro, Benjamim Zanlorenci Júnior, que tomará posse na próxima sexta-feira, dia 30. Ele será responsável pela implantação da Guarda Municipal na cidade.

“É uma das maiores autoridades de segurança do Brasil. Para nós é uma conquista muito grande dispor da experiência dele, da expertise dele e acima de tudo do trabalho que desenvolveu como consultor estadual do Pronasci junto ao Ministério da Justiça, o que nos facilita na interlocução com o governo do Estado, com o governo federal”, declarou o prefeito durante a entrevista coletiva semanal. 

Barbosa também indicou o tenente Carlos Mota para ser chefe de gabinete do secretário de Defesa Social e informou que o concurso para contratação dos agentes para a Guarda Municipal será realizado até o final de novembro. “Será um dos melhores salários do Brasil, é o que pretendemos pagar. Salário base de R$ 805,00 mais a bolsa do Pronasci, mais 30% de periculosidade, totalizando R$ 1.700,00”, afirmou.

“Nós vamos criar a melhor guarda municipal do Brasil dentro da perspectiva de humanização desta guarda. A nossa expectativa é que no início do ano, Londrina ganhe a sua guarda municipal”, garantiu o prefeito.

Zanlorenci agradeceu a confiança do prefeito Barbosa Neto e disse que recebeu a determinação de trabalhar integrado com os órgãos de segurança e a comunidade. “A guarda vai fazer o trabalho de prevenção. Buscar a paz social, a tranqüilidade para os moradores”, definiu. Ela será montada, fardada

Currículo

Benjamim Zanlorenci é especialista em Segurança Pública. Desde 2008, atuava como Assessor Técnico da Organização das Nações Unidas (ONU), especializado na elaboração de propostas de Planos Locais de Segurança Pública com Cidadania.

Esta função foi vinculada ao Ministério da Justiça onde atuou como Coordenador Estadual do Pronasci, contratado através do Acordo de Cooperação Técnica Internacional entre Ministério da Justiça / Secretaria Nacional de Segurança Pública e a Organização das Nações Unidas (ONU), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Desde início do ano, vinha atuando também como Consultor Técnico da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO), especializado em Programas, Projetos, Ações Sociais e Educacionais utilizados na prevenção da violência entre jovens.

De 2003 a 2006, foi assessor do gabinete do Secretário Estadual de Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari. Coordenou o Conselho Estadual de Segurança (Conseg) da Secretaria Estadual da Segurança Pública do Paraná, onde criou e regulamentou mais de 200 Consegs em cidades paranaenses.

Foi Coordenador Estadual das Ações Integradas de Segurança (AIFU), que envolvem efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil e órgãos Municipais, - (2003/2006); além de várias ações cívico-sociais (mutirões da cidadania) no Estado do Paraná. Foi Membro Efetivo da Comissão Especial das Questões Agrárias do Estado do Paraná.

Docente dos Cursos de Polícia Comunitária; de Mobilização e Participação Comunitária e de Atualização de Gestão em Segurança Pública, assessorou diversas prefeituras na implantação de guardas municipais como Fazenda Rio Grande; Apucarana; Piraquara; Campina Grande do Sul e Campo Largo.

É membro da Banca Examinadora de Monografia do Centro de Aperfeiçoamento e Estudos Superiores (CAES), da Escola de Oficiais Superiores, unidade responsável pela Pós-Graduação da Polícia Militar de São Paulo.

Fonte: Prefeitura de Londrina