Agentes penitenciários do Paraná iniciam greve no dia 21


Cerca de 3,5 mil agentes trabalham em todo o estado. Greve deve atingir as unidades penais de Curitiba, Londrina, Cascavel e Guarapuava

Os agentes penitenciários do Paraná iniciam uma greve geral a partir do próximo sábado (21). A data foi anunciada pelo sindicato da categoria, que ainda informou que a paralisação será por tempo indeterminado. Um indicativo de greve já havia sido aprovado pelos trabalhadores no último dia 6.

De acordo com o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen), existe uma série de reivindicações ao governo do estado. Entre elas estão o cumprimento da lei federal que institui o porte de arma para a categoria, o reajuste do adicional de atividade penitenciária - que estaria congelado há quase três anos - e a mudança das escalas dos trabalhadores.

Atualmente, existem cerca de 3,5 mil agentes nos 23 presídios do estado. A greve deve atingir as unidades penais de Curitiba, Londrina, Cascavel e Guarapuava. Atividades como visitas, transferência de presos e saídas de detentos para banhos de sol podem ser prejudicadas.

O secretário da Justiça e da Cidadania, desembargador Jair Ramos Braga, já chegou a afirmar que não haverá negociação em estado de greve.

Fonte: Gazeta do Povo