UGT teve um ano positivo na saúde dos trabalhadores


Secretaria Nacional de Saúde e Segurança no Trabalho da UGT – (União Geral dos Trabalhadores ) fecha o ano com “chaves de ouro”. A informação é da secretária Cleonice Caetano de Souza, a “Cléo”, citando, dentre os trabalhos e atividades desenvolvidos no decorrer de 2009, o Observatório de Saúde do Trabalhador, considerado uma importante ferramenta em defesa da vida e de condições de um trabalho decente, por sinal, uma das bandeiras da UGT.

No dia 16 de dezembro, estiverem reunidos a Fiocruz e as seis maiores centrais sindicais do Brasil ocasião em que foi dado um importante passo para a concretização da REBRAST( Rede Brasileira de Saúde do Trabalhador e Ambiente).Através do site http://www.observatorio.ibtv.com.br. A proposta  é integrar as instituições e trabalhadores para constituir uma rede ativa na busca de soluções para a saúde. O site, em fase de elaboração, já se encontra disponível nesta fase de testes.

Segundo a secretária Cléo, na reunião estabeleceu-se a criação do Conselho Editorial, que será a forma democrática de participação de todas as centrais sindicais e suas entidades filiadas em todo território nacional. A contribuição e participação, serão principalmente, no envio de sugestões, denúncias, formas de mobilização e atuação

 A UGT apresentou seus dois representantes no Conselho definindo os detalhes do portal: João Carlos Figueira, Secretário de Saúde Segurança do Trabalho da UGT- Santa Catarina e Presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho de Santa Catarina e Adir de Souza, 1º Secretário Adjunto da Secretaria Nacional de Saúde Segurança do Trabalho e Presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Paraná.

Fonte: UGT