Em greve, servidores da Saúde de Fpoz do Iguaçu fazem manifestação no centro da cidade


Manifestantes querem que prefeito reveja decreto que obriga funcionários municipais a cumprirem jornada de 40 horas semanais, como determina o edital

Os servidores municipais da Saúde que aderiram à greve fizeram uma manifestação no centro de Foz do Iguaçu, em frente à Prefeitura, nesta sexta-feira (12). Com apitos, buzinas, carro de som e usando nariz de palhaço, os manifestantes chamaram a atenção da população.A paralização foi iniciada na segunda-feira (8), contra o decreto municipal que obriga que os servidores cumpram jornada de trabalho semanal de 40 horas, como determina o edital do concurso.

“Sempre foram feitas 30 horas por semana. Não é uma briga só por causa da carga horária. É uma briga pelo atendimento à população”, disse a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Foz do Iguaçu, Nídia Benitez, em entrevista ao telejornal Paraná TV, da RPC TV.

O impasse comprometeu o atendimento em diversos postos de saúde da cidade. Na quinta-feira (11), algumas unidades do município amanheceram com as portas lacradas com cola. Desde o início da greve, há registros de postos que não funcionaram, como o do Jardim Lancaster e do Parque Presidente.

O secretário de Saúde, Luiz Fernando Zarpelon minimizou a greve, afirmando que menos de 3% dos servidores aderiram ao movimento e que, por isso, o atendimento à população tem sido feito de maneira normal. A Secretaria contratou uma empresa realizar os exames laboratoriais e manter o atendimento ao público. Ainda de acordo com o secretário, os servidores têm direito de se manifestar, mas a Prefeitura não vai voltar atrás e rever o decreto.

Fonte: Gazeta do Povo