Cortadores de cana entram em greve em Florestópolis


Os 1,3 mil cortadores de cana da Cofercatu estão sem receber desde janeiro. Empresa alega que está atrabalho abaixo da capacidade e não tem dinheiro

Os trabalhadores da Usina de Cana de Açúcar Cofercatu, de Florestópolis, no norte do Paraná,cruzaram os braços na segunda-feira (15) e prometem não trabalhar até receberem os salários atrasados. A empresa, que é a maior da cidade, não paga os 1,3 mil cortadores de cana desde janeiro e, segundo a TV Coroados apurou, vem atrasando os salários ou pagando eles em pequenas partes desde novembro de 2009.

Os homens e mulheres que trabalham para a empresa recebem em média R$ 800. Eles contaram que estão com dificuldade de pagar aluguel ou as contas no mercado. A falta de dinheiro também influencia todo o comércio da região, que depende dos cortadores de cana.

A empresa alegou para a reportagem da TV Coroados que está em dificuldades financeiras para pagar os funcionários em razão das chuvas que dificultam o transporte e a moagem da cana. Segundo a direção da empresa, eles estão trabalhando com apenas 20% de sua capacidade. Os diretores da usina devem se reunir na quarta-feira (17) para discutir a situação dos cortadores de cana e devem apresentar uma contraproposta.

Fonte: Jornal de Londrina