Secretários de estado buscam em Brasília solução para os alunos da Vizivali


A secretária de Estado da Educação, Yvelise Arco-Verde, e o chefe de gabinete do governador, Carlos Moreira, estiveram nesta quarta-feira (24) em Brasília, onde foram recebidos pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. Eles tentam solucionar o problema que atinge os quase 35 mil estudantes que participaram do Programa de Capacitação para Docentes oferecido pela Fundação Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu (Vizivali) e que até agora não tiveram seus diplomas validados.

Tanto Yvelise quanto Moreira saíram otimistas da audiência e adiantaram que a solução sairá de um consórcio entre o Instituto Federal do Paraná (IFPR) e as universidades estaduais, que aproveitarão os pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e para oferecer um curso que aproveitará as aulas já ministradas na Vizivali.

Yvelise disse que a conversa com o ministro gerou boas perspectivas de uma solução concreta. “Vamos resolver esse problema, que é antigo, e que agora, com a preocupação do MEC com a formação de professores e a política de valorização do profissional da Educação do Governo do Estado, chegará ao fim”, garantiu. Ela disse ainda que a solução leva em conta a proposta de garantia da qualidade educacional que é a meta do governo Requião.

Para Moreira, sem a integração entre o Ministério e a Secretaria de Estado da Educação, não se chegaria a uma solução. “A reunião foi positiva, pois o ministro pediu que o Instituto Federal do Paraná verifique a proposta curricular, o número de tutores, professores e pólos e o governador Requião já disponibilizou toda a ajuda das universidades estaduais”, disse. Segundo ele, nas próximas semanas será feito um encaminhamento definitivo para a questão.
 
Fonte: Agência Estadual de Notícias