Percentual de cura da tuberculose no Brasil ainda está distante da recomendação da OMS


O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, participou hoje (24) da divulgação de novos dados sobre a tuberculose no Brasil.

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges. No Brasil, estima-se que mais de 50 milhões de pessoas estejam infectadas pelo bacilo da tuberculose. Por ano, são notificados aproximadamente 100 mil casos novos e de 5 mil a 6 mil mortes em decorrência da doença

O percentual de cura da tuberculose no Brasil passou de 69% em 2002 para 73% em 2008 – índice ainda distante dos 85% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 2008, o país registrou 70.989 novos casos da doença.

De acordo com o Ministério da Saúde, a tuberculose é a principal causa de morte de portadores do vírus HIV. Em 2002, 26,7% dos pacientes com tuberculose fizeram exames para a detectar o vírus HIV e em 2008, o índice passou para 48%.

O coordenador-geral do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, Dráulio Barreira, lembrou que quanto mais precoce for o diagnóstico, melhores as chances de sobrevida.

O representante da Organização Panamericana de Saúde (Opas), Diego Victoria, afirmou que uma em cada três pessoas que contarem tuberculose no mundo não tem acesso a um diagnóstico preciso e a um tratamento eficaz para a doença.

“Temos que encontrar novos e melhores meios para combater essa doença. Novos medicamentos, métodos mais rápidos para diagnóstico, vacina, serviços de saúde mais acessíveis”.

Para Diego Vistoria, o trabalho em parceria é fundamental, sobretudo entre União, estados e municípios. “Temos que somar forças para que o controle da tuberculose esteja sempre na pauta”.

Fonte: Agência Brasil