Curso de Gestão Pública seleciona os integrantes da terceira turma


Estão abertas até 15 de abril as matrículas para os servidores municipais interessados em ingressar na terceira turma do Curso Superior Tecnologia em Gestão Pública, promovido pelo Governo do Estado e ministrado pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR). Segundo o secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, a expectativa é que 3.500 funcionários públicos, com ensino médio completo, sejam matriculados pelos municípios nesta nova etapa, ampliando para 300 (eram 200) o número de cidades participantes. O curso à distância tem aulas transmitidas ao vivo para telessalas instaladas nas prefeituras. As aulas começarão no dia 13 de maio.

Forte Netto conta que, atualmente, cerca de 10 mil servidores municipais participam do curso superior, realizado pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano com a adesão de mais de 200 municípios. A formatura da primeira turma, cujas aulas se iniciaram em novembro de 2008, está prevista para o fim deste ano e a da segunda, em 2011. “No segundo semestre, pretendemos abrir uma quarta turma do curso superior. A previsão é que, somadas todas as fases, 20 mil servidores municipais participem do curso”, diz o secretário.

O secretário destaca que desde 2003, quando a Sedu iniciou o Programa de Qualificação de Servidores Municipais, foram realizados 105 cursos de curta duração (palestras, seminários e encontros), com temáticas específicas, totalizando 3.150 servidores municipais inscritos, e um curso Técnico em Gestão Pública, em nível pós-médio, que teve a participação de mais 1.806 funcionários públicos de instituições com atuação local.

“Percebeu-se que estas ações eram importantes, mas insuficientes porque, para mudar a forma de gerenciar o Estado, era preciso elevar a escolaridade média do servidor público. A forma de elevar esta escolaridade é ofertando um curso superior focado na área da gestão pública e na modalidade de ensino a distância, para atingir os pequenos municípios. Quem de fato toca o pequeno e o médio município é o servidor que tem nível médio de ensino ou, no máximo, superior incompleto”, destaca o responsável técnico pelo curso da Sedu, Mario Figueiredo.

O curso superior Tecnologia em Gestão Pública tem carga horária de 1.740 horas/aula e duração de 27 meses. As aulas da terceira turma serão transmitidas ao vivo para as telessalas instaladas pelas prefeituras nos seus respectivos municípios, às quintas-feiras, das 8 às 12 horas.

O programa de aprendizagem compreende 21 disciplinas relacionadas à área de gestão, contabilidade, comunicação e marketing, direito, planejamento urbano e relações institucionais. Além disso, são promovidas atividades extracurriculares que compreendem revisões para fixação do conteúdo proposto no livro didático, exercícios supervisionados e um trabalho de conclusão de curso. Também é disponibilizada uma equipe de suporte técnico que atende os alunos via e-mail e 0800. Ao fim do curso, os alunos recebem diploma de graduação emitido pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR).

As inscrições dos servidores municipais para a terceira turma do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública estão a cargo da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Urbano). Também participam da realização do curso a Secretaria Estadual da Administração e Previdência/Escola de Governo e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Outras informações sobre o curso superior Tecnologia em Gestão Pública, para os servidores municipais, podem ser obtidas pelos telefones 41 3250-7252 e 41 3350-3341 ou pelo e-mail tecnologia@sedu.pr.gov.br

Fonte: Agência Estadual de Notícias