Sindicalistas querem mudar fórmula de reajuste dos aposentados que ganham mais de um salário mínimo


Representantes de centrais sindicais defenderam hoje (25), durante reunião com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, mudança na fórmula de reajuste dos aposentados que ganham mais de um salário mínimo.

A regra atual para o reajuste de quem recebe mais do que o mínimo é a inflação, mais 50% do Produto Interno Bruto (PIB). Um projeto apresentado pelo presidente da Força Sindical, o deputado federal, Paulo Pereira (PDT-SP), propõe elevar esse percentual para 80%.

Os sindicalistas também manifestaram a preocupação com o reajuste do salário mínimo no próximo ano, que ficou comprometido pelo baixo desempenho do PIB de 2009. O cálculo do reajuste é feito com base na inflação mais 50% do PIB.

“Viemos aqui sensibilizar o governo para que isso [o aumento do percentual de 50% para 80% do PIB] não seja vetado, caso venha a ser aprovado no Congresso. E também queremos manter a política de salário mínimo, mas tem um problema: o PIB de 2009 foi zero e, portanto, em 2011 teríamos 50% de zero e 100% de zero. Então, precisamos negociar também um outro reajuste que não seja o zero que saiu do PIB”, disse Paulo Pereira.

Segundo Paulinho, o ministro Luiz Dulci disse que a posição do governo é a do acordo e que a alteração na proposta de reajuste dos aposentados que recebem mais do que o mínimo tem que ser negociada no Congresso Nacional.

Fonte: Agência Brasil