Agajan deixa cargo de Secretário Municipal de Saúde


Por questões familiares, Agajan Der Bedrossian entregou o cargo; prefeito Barbosa Neto enalteceu os avanços conseguidos por ele na saúde pública de Londrina

O médico Agajan Der Bedrossian entregou ao prefeito Barbosa Neto, ontem (dia 13), uma carta de renúncia ao cargo de secretário municipal de Saúde. Bedrossian afirmou que sua decisão foi motivada por questões familiares, e que a sua saída nada tem a ver com a atual situação da saúde pública em Londrina.

Barbosa Neto elogiou a gestão promovida por Agajan Der Bedrossian frente à secretaria, e ressaltou que, por sua vontade, a saída não ocorreria. “Admiro muito o trabalho do Agajan, que é, para mim, o melhor administrador de saúde pública da história de Londrina. Sua dedicação e competência farão falta, mas é uma decisão pessoal e tem que ser respeitada”, disse. O prefeito salientou que o novo nome para comandar a pasta da saúde deve ser anunciado nos próximos dias.

Comovido, Agajan Der Bedrossian afirmou ter sido uma decisão difícil, porém avaliou positivamente os últimos atos na Secretaria Municipal de Saúde. “Apesar das dificuldades, tivemos grande êxito no controle da gripe A no ano passado e estamos com muitos avanços no combate à dengue este ano. Conseguimos uma adesão acima do esperado na campanha de vacinação contra o H1N1, com a procura pela vacina até 150% maior que o esperado, um aumento no teto orçamentário do SUS em R$ 1,2 milhões ao ano e, portanto, eu saio com a sensação do dever cumprido”, observou.

Como última ação na função de secretário da Saúde, Agajan Der Bedrossian acompanhou Barbosa Neto no anúncio de exclusão de 54 cargos comissionados não ocupados, que proverão cerca de R$ 1,4 milhão ao ano a serem usados para a contratação de 18 novos médicos plantonistas pela prefeitura. Além da Secretaria Municipal de Saúde, Der Bedrossian deixa as funções acumuladas de diretor-superintendente da Autarquia dos Serviços Municipais de Saúde, gestor do Fundo Municipal de Saúde e presidente do Conselho Municipal de Saúde.

Fonte: Prefeitura de Londrina