MP investiga supostas irregularidades na contratação de empreiteiras por Nelson Brandão


Ministério Público quer saber se o ex-presidente da CMTU favoreceu empresas de familiares enquanto estava a frente da Secretaria de Obras. No ano passado, várias empresas foram contratadas sem licitação para uma operação tapa-buracos

O Ministério Público (MP) de Londrina está investigando supostas irregularidades cometidas pelo ex-presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Nelson Brandão, enquanto ele estava no camando da Secretaria de Obras. O anúncio das investigações é mais uma polêmica envolvendo a saída de Brandão, que foi exonerado do cargo na quarta-feira (21).

O MP abriu um procedimento para apurar se houve favorecimento na contratação de empreiteiras para a operação emergencial de tapa-buracos, realizada no segundo semestre do ano passado. O MP investiga se entre as empresas contratadas estava uma que seria de familiares de Brandão.

Por telefone, na manhã desta quinta-feira (22), Nelson Brandão afirmou que não teve nenhuma irregularidade no procedimento de contratação das empresas. Ele também negou que uma das empresas pertencia a parentes. “Todas as empresas que participaram da operação se ofereceram para fazer a pavimentação. Entre elas, havia uma empreiteira que era de uma sobrinha, mas ela saiu da empresa antes de ser contratada pela Prefeitura. Não houve qualquer tipo de favorecimento”, declarou.

Durante coletiva, nesta manhã, o prefeito Barbosa Neto (PDT) não quis detalhar as investigações, mas afirmou que a Prefeitura está investigando os contratos. “Lamentamos que este fato tenha ocorrido. Não tive acesso ao relatório produzido pela Controladoria do Município. Depois de analisar isso vamos ter o prazer de conversar com todos vocês [a imprensa] e com ele mesmo. Esses documentos vão se tornar públicos”, afirmou.

Em relação à investigação da Prefeitura, Brandão foi enfático: “Ele [Barbosa Neto] pode investigar o que ele quiser.”

Fonte: Jornal de Londrina