Professores realizam paralisação parcial nesta terça; aulas terão 30 minutos


No tempo restante, proposta é debater problemas das escolas da rede estadual, além da questão salarial. Categoria receberá reposição de 5%, mas pede mais

Treze mil alunos da rede estadual de ensino de Londrina e região terão aulas de 30 minutos nesta terça-feira (27). A medida é uma proposta do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato) para chamar a atenção de alunos, pais, professores e governo estadual acerca de algumas reivindicações da categoria. Para o Núcleo Regional de Ensino (NRE), os professores deverão repor o tempo de aula perdido.

“Faremos uma paralisação parcial, com aulas de 30 minutos”, declarou o professor Nelson Antônio da Silva, do setor de comunicação da APP Sindicato, em Londrina. Os alunos da manhã serão dispensados por volta das 10 horas; os da tarde terão aula até às 16 horas; e os estudantes da parte da noite terão aula até as 20h30. “No tempo vago, vamos nos reunir com alunos, representantes das turmas e convidamos pais, para discutir os problemas da escola”, afirmou Silva.

De acordo com ele, o objetivo é debater “a escola que nós queremos”. “Vamos falar da falta de funcionários, falta de professores, falta de estruturas e salas de aula. Tem muitas escolas sem quadras cobertas. Os professores de educação física não têm lugar para trabalhar com os alunos quando o tempo fecha. Vamos discutir a nomeação de professores, já aprovados em concursos públicos, além da questão salarial”, disse. Silva apontou que, embora a categoria já tenha aprovado um aumento a partir de junho, seria possível o governo conceder mais.

“Nós ganhamos 26% menos que outros servidores com a mesma formação. Já foi aprovada a reposição da inflação, que o governo arredondou para 5%. Mas estamos pleiteando mais. Segundo estudos do Dieese, o estado tem condições de dar uma reposição de 10%”, afirmou Silva. Ele disse que a categoria se reunirá com o governador Orlando Pessutti (PMDB), para debater as reivindicações.

Ao todo, em Londrina e região, são 154 escolas e 13 mil alunos aproximadamente, segundo a APP Sindicato. De acordo com a assistente do NRE, Marlene de Mello, os professores deverão repor o tempo perdido em sala de aula. “É uma ação do sindicato e temos um calendário a ser cumprido. Se o sindicato chama para aula de 30 minutos, fica um débito de 20 minutos por aula, que tem que ser reposto”, afirmou a assistente. De acordo com ela, a reposição deve ocorrer, de preferência, até o fim do semestre.

Fonte: Jornal de Londrina