Servidor municipal vence etapa do Circuito Pro Adventure


A primeira etapa do circuito 2010 foi realizada ontem em Londrina, e a vitória foi da equipe Patrulha; na categoria solo, Edelcio Palhares terminou em primeiro lugar

Edelcio Palhares trabalha no setor de contabilidade da Prefeitura Municipal de Londrina há 29 anos, e pratica canoagem há 20. Na tarde de ontem, ajudou a garantir a vitória da equipe londrinense “Patrulha” na primeira etapa do Circuito Pro Adventure 2010, corrida de aventura que pontua para o ranking nacional na modalidade. Os atletas competem em dupla ou solo, e Palhares desta vez completou a prova sozinho, em 6h15. A largada aconteceu às 9h45 da manhã, e a dupla vencedora, também da equipe “Patrulha”, completou o trajeto em 5h15.

A prova consiste em um percurso de 60 km, em que se alternam fases de pedalada, trekking (corrida e caminhada), boiacross, tirolesa e rapel. “É uma competição que envolve muita coisa. Não basta ter força, a inteligência conta bastante. Além de saber correr e pedalar, é essencial saber navegar o mapa. Várias vezes um erro de navegação já fez nossa equipe perder a primeira posição”, afirma Palhares.

Ao todo, cerca de 150 atletas participaram da prova, na zona rural da cidade. Palhares explica que o mapa é entregue aos competidores com uma hora de antecedência à largada. “Os atletas saem pedalando até um Posto de Transição, para aí fazer o trekking em terreno acidentado. Depois, voltam, pegam a bike novamente, e partem para a etapa de boiacross. De volta ao trekking e à bike, tudo isso sem pular nenhum Posto de Comando no trajeto”, descreveu o funcionário.

Palhares participa de corridas de aventura há dois anos, e esta já é sua quarta vitória. Ele acumula ainda 3 segundos lugares, 5 terceiros e 2 quartos. O Circuito Pro Adventure tem ainda mais duas etapas este ano. A próxima acontece em Ibiporã, no dia 25 de julho, e tem 10km a mais de extensão. A terceira e última etapa será realizada no dia 30 de outubro, em Ribeirão Claro, e o percurso terá 110km.

Fonte: Prefeitura de Londrina