Semana de Saúde do Trabalhador prega medidas preventivas


Quinta edição do evento, promovido pela Secretaria de Saúde em parceria com várias entidades, põe em discussão e em prática ações para prevenir acidentes e doenças laborais

Em homenagem ao Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, que acontece hoje (dia 28), a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde, por meio da Comissão Intersetorial da Saúde do Trabalhador (CIST), promovem no decorrer desta semana a 5ª Semana Municipal de Saúde e Segurança do Trabalhador, que tem como objetivo aumentar a sensibilização para a importância da prevenção aos acidentes e doenças provocados durante o exercício profissional.

O evento conta com a participação de diversas entidades ligadas à área da saúde, além do Sistema Fecomércio, associações e sindicatos de classes trabalhadoras, Universidade Norte do Paraná (Unopar) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “Queremos dar uma ampla divulgação sobre o tema, para que isso se reflita em resultados. A saúde é o bem maior que qualquer trabalhador pode ter”, afirmou a coordenadora do CIST em Londrina, doutora Mara Ribeiro.

Estudantes dos cursos de Fisioterapia da Unopar realizarão, durante a semana, encontros com operários da construção civil, a fim de desenvolver atividades como ginástica laboral, aferição de pressão arterial e distribuição de panfletos informativos. Já os alunos de Enfermagem ministram palestras e orientações quanto à Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Relacionadas ao Trabalho, em refeitórios de indústrias de empresas dos ramos de metalurgia, laticínios, odontologia e vestuário. Todas as atividades terão orientação de professores da universidade.

Outra ação, comandada pelos integrantes do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Macro Norte, que faz parte da 17ª Regional de Saúde, é a promoção de palestras sobre a temática da Semana, transmitidas por participantes do curso técnico em Segurança do Trabalho do Colégio Polivalente e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Paraná (Senai-PR). As lições sobre segurança e saúde do trabalhador estão sendo transmitidas aos alunos do terceiro ano do ensino médio, matutino e noturno, dos colégios Hugo Simas, Olympia Tormenta, Albino Feijó, São José, Tsuru Oguido e no próprio Polivalente, durante os horários de aula.

Como abertura solene, na quinta-feira (dia 29), a partir das 14h, terá início a mesa redonda “Panorama da Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador”, na sede da OAB – rua Parigot de Souza, nº. 311, próximo à Prefeitura, à Câmara de Vereadores e ao Fórum de Londrina. Participarão da mesa,  o diretor de saúde ocupacional do Ministério da Previdência, Domingos Lino, o vice-coordenador nacional de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Roque da Veiga, e o auditor fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego, Sergio Silveira de Barros.  

Fonte: Prefeitura de Londrina