Trabalhar muito prejudica o coração, diz estudo


Quem sempre acreditou que estava morrendo por trabalhar durante longas horas diárias, pode se considerar literalmente certo

Segundo um novo estudo norte-americano, pessoas que trabalham mais de 10 horas por dia são cerca de 60 por cento mais propícias a desenvolver doença cardíaca do que as que trabalham por até sete horas.

A razão ainda não é clara, mas os pesquisadores sugerem que todo esse tempo no trabalho significa menos tempo livre para relaxar e cuidar de si mesmo. O estresse pode influenciar, mas não tanto quanto se pensa. Passar muitas horas no trabalho parece ferir o coração, mesmo que a pessoa não se sinta particularmente estressada, diz o estudo.

“Equilíbrio entre trabalho e lazer é importante”, diz a principal autora do estudo, a médica Marianna Virtanen, do Instituto finlandês de Saúde Ocupacional e da Universidade de Londres. “Se você trabalha longas horas, o fato é que você poderá ser exposto a altos níveis de estresse e você não tem tempo suficiente para cuidar de sua saúde.”

Fonte: Opinião e Notícia