Prefeitura dá início ao programa de modernização da gestão


Ação é uma parceria da administração municipal com o Movimento Brasil Competitivo (MBC); quatro serviços serão modernizados em 16 meses

A Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), deu início hoje (17) ao programa Modernizando a Gestão Pública, uma ação realizada em parceria com o Movimento Brasil Competitivo (MBC) e que tem como objetivo principal trabalhar a modernização de serviços municipais em um prazo de 16 meses. Os projetos de otimização e racionalização dos processos de saúde e das aquisições de bens e serviços começaram a ser executados hoje. As demais ações terão início em julho e vão trabalhar o equilíbrio fiscal da prefeitura, compreendendo receitas e despesas do município.

Essas ações serão coordenadas por 13 representantes do Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG). Primeiramente, quatro consultores estão na cidade para executar os primeiros passos do trabalho. “Na área da saúde, por exemplo, faremos um diagnóstico inicial sobre o que precisa ser trabalhado na secretaria. Já na gestão de compras, que também faz parte da primeira etapa do programa, estudaremos os processos de licitação e como realizar uma compra mais simplificada, só que de qualidade”, ressaltou o consultor e líder da frente de gestão de compras e saúde, Ruarinho Freitas dos Santos.

O consultor líder do projeto da prefeitura, André Ribeiro Chaves, destacou o sucesso das medidas em outras regiões do País. “Em 18 meses que implantamos esse projeto no governo de Minas Gerais, por exemplo, obtivemos um equilíbrio fiscal, já que o Estado vinha de um déficit de R$ 2 bilhões de reais. Minas Gerais hoje vive uma época de retomada de investimentos”. Ele destacou que os aspectos do programa são trabalhados individualmente em cada área atendida. “Desenvolvemos a mesma metodologia, mas o objetivo é construir soluções para as adequações necessárias para a cidade de Londrina”, comentou.

“A meta é fazer com que todos esses conhecimentos que serão repassados para os servidores municipais estendam-se além dos 16 meses estabelecidos para o programa. Ou seja, nosso objetivo é fazer com que os próprios funcionários desenvolvam todos os aspectos durante muito tempo”, disse o diretor de Ciência e Tecnologia da Codel, Marcus Von Borstel.   

Fonte: Prefeitura de Londrina