Aluno da Guarda Municipal é preso comprado droga em Londrina


Rapaz de 19 anos foi abordado em um patrulhamento de rotina e tentou esconder a droga embaixo do tapete do veículo que conduzia. Secretaria de Defesa Social informou que o aluno foi afastado preventivamente do curso e poderá ser eliminado do concurso

Um aluno de 19 anos do curso de formação da Guarda Municipal de Londrina foi preso, na noite da terça-feira (25), comprando drogas. O rapaz foi flagrado durante patrulhamento de rotina da Polícia Militar (PM) no Jardim Nossa Senhora da Paz, zona oeste. A Secretaria de Defesa Social informou, na manhã desta quarta-feira (26), que o aluno foi afastado temporariamente do curso.

Segundo o subcomandante da 4ª Companhia Independente da PM, capitão Nelson Villa Junior, policiais abordaram o veículo em que o aluno da Guarda, depois que o viram estacionado próximo ao um local identificado como ponto de venda de drogas. “Durante a revista pessoal não foi encontrado nada. No entanto, quando os policiais revistaram o carro encontraram três gramas de maconha escondida debaixo do tapete”, explicou.

O rapaz foi encaminhado para a 10ª Subdivisão da Polícia Civil, preencheu um Termo Circunstanciado (TC) e foi solto em seguida. Ele responderá por porte ilegal de entorpecente.

"Caso isolado"

Para o chefe de gabinete da Secretaria de Defesa Social, Marcos Motta, o aluno foi afastado preventivamente do curso de formação e foi aberto um processo administrativo para julgar a conduta do rapaz. Ele classificou o fato como “isolado”. “Este não é o perfil do nosso guarda. Realizamos todos os procedimentos necessários, como pesquisa social, e nada foi constatado de irregular.”

Como o curso de formação é uma das etapas do concurso da Guarda Municipal, Motta explicou que se a comissão processante decidir para o desligamento do aluno do curso ele será automaticamente eliminado do teste seletivo. “A administração está em uma posição confortável, pois o aluno ainda não é funcionário público. Daremos a ele todo o poder de ampla defesa. Esperamos que em 15 dias o caso esteja concluído”, disse.

Atualmente 262 alunos participam do curso de formação. A formatura está prevista para o 3 de julho com a efetivação de 250 guardas. “Já fizemos uma solicitação ao prefeito para que o efetivo seja ampliado e todos os alunos do curso sejam integrados ao corpo”, afirmou Motta.

Fonte: Jornal de Londrina