UGT Jovem representa a juventude trabalhadora brasileira em Conferência da ONU


A UGT Jovem participou ativamente, entre os dias 24 e 26 de maio, da Pré-Conferência das Américas. O evento organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em Salvador na Bahia,caracteriza a etapa preparatória para a Conferência Mundial da Juventude 2010, que terá início no final de julho, no México.
 
Nessa primeira etapa, a conferência contou com a participação de 30 países, incluindo o Brasil. Além dos 28 países que integram as Américas, a França e a Espanha participaram do evento na condição de observadores.

Foram disponibilizadas apenas duas vagas para cada país, e a UGT Jovem representou juventude brasileira trabalhadora, ocupando uma das vagas destinadas ao Brasil na Pré-Conferência. "É uma grande honra para nossa central, pois a UGT é a juventude brasileira na Conferência Mundial de Juventude", disse o Secretário Adjunto da Juventude da UGT, João Vidal.

A UGT Jovem, que esteve na cadeira da Sociedade Civil da delegação, presidiu uma mesa no primeiro dia do evento, nomeada "Análise Regional da Juventude e Avanços dos Objetivos do Milênio nas Américas". Compuseram essa mesa Ernesto Espíndola, pesquisador da Comissão de Economia para a América Latina (CEPAL), Marcela Suazo das Nações Unidas e o embaixador uruguaio Agustín Espinosa.

Os três dias de debate tiveram como resultado a "Carta da Bahia", que contém as propostas dos países das Américas para a Conferência Mundial da Juventude. O documento foi desenvolvido com base na participação das 259 pessoas que estiveram no evento durante seus três dias, entre eles representantes do governo e parlamentos de vários países e membros da sociedade civil. A carta elenca uma série de pontos a serem desenvolvidos para os jovens do mundo, como trabalho e emprego, promovendo igualdade em oportunidades oferecidas para jovens, melhorias na educação, saúde e segurança. É destacado também o papel fundamental dos jovens para a cooperação internacional.

Fonte: UGT