O tempo de trabalho só para pagar impostos


Na década de 1970, a média de dias trabalhados para pagar os tributos era de "apenas" 76, praticamente a metade da atual

Pelas contas do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), tudo o que os trabalhadores do país receberam no ano até a última sexta-feira, 28, é o equivalente a quanto eles pagarão em impostos em 2010.

Segundo o IBPT, o brasileiro trabalha 148 dias do ano só para financiar o governo. Apenas na Suécia e na França o número de dias que alguém precisa trabalhar por ano para pagar todos os impostos é maior.

Do Imposto de Renda à taxa de iluminação pública

Na década de 1970, a média de dias trabalhados para pagar os tributos era de “apenas” 76 dias, praticamente a metade da atual.

Além do Imposto de Renda e da contribuição previdenciária, entram na conta as contribuições sindicais, impostos sobre o consumo (PIS, COFINS, ICMS, IPI, ISS etc), sobre o patrimônio (IPTU, IPVA, ITCMD, ITBI e ITR), taxas (limpeza pública, coleta de lixo e emissão de documentos) e demais contribuições, como, por exemplo, a de iluminação pública.

Até o 31/05/2010 o brasileiro já recolheu quase R$ 500 bilhões de reais aos cofres do tesouro federal, em impostos.

Fonte: Opinião e Notícia