UGT-PARANÁ cria a Regional Litoral, em Paranaguá


A Plenária de fundação da Regional Litoral da UGT-PARANÁ acontece em Paranaguá, nesse sábado, 13 de junho. “Estamos dando continuidade às ações de descentralização no Estado”, destaca Marcelo Urbaneja, presidente licenciado da UGT-PARANÁ. Com isso vários assuntos e soluções regionais serão encaminhados com mais agilidade.


No Paraná já funcionam as Regionais Norte, com sede em Londrina e a Regional Oeste, em Cascavel. A Regional Litoral terá sede em Paranaguá, atendendo os sindicatos de todo litoral do Estado. “A criação dessa regional preenche uma lacuna histórica do movimento sindical no Paraná”, lembra o secretário Nacional de Formação Sindical da UGT, Paulo Rossi.


O porto de Paranaguá é considerado o maior porto graneleiro da América Latina, com 19 berços de atracação e mais de 800 mil metros quadrados de área. Esse porto é o principal canal de exportação de soja e milho produzidos no Brasil para o mercado externo. “Os sindicatos das diversas categorias que atendem o porto estão se filiando à UGT por entenderem que nossa proposta sindical é séria e coerente com os princípios de cidadania, ética e inovação”, diz o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Saúde de Paranaguá, Jaime Ferreira.

A solenidade de fundação da Regional Litoral da UGT-PARANÁ receberá lideranças sindicais de diversas cidades do Paraná e de outros estados, sendo um marco para o sindicalismo litorâneo. O local escolhido para receber os sindicalistas é o Plenário da Câmara Municipal, e o início marcado para as 8:30h.  Haverá ainda duas palestras: O Novo Papel do Dirigente Sindical, com os sindicalistas Feliciano Moreira e Adir de Souza e Movimento Pela Participação dos Movimentos Sociais na Política, com Marcelo Urbaneja e Solomar Rochembach.

Fonte: UGT Paraná