Servidores da Justiça Federal suspendem greve em todo o país, exceto SP


Os servidores públicos da Justiça Federal suspenderam hoje (13), em todo o país, a greve iniciada em 6 de maio último, exceto no estado de São Paulo. Segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e do Ministério Público da União (Fenajuve), a orientação nacional é pela suspensão momentânea da paralisação. A categoria tomou a decisão por causa do recesso parlamentar e do esvaziamento dos tribunais no período de férias de julho.

A Fenajuve informou que apenas quatro sindicatos ainda não fizeram assembleia para decidir o final do movimento. A negociação está sendo realizada regionalmente.

Em São Paulo, apenas os servidores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) voltaram ao trabalho, de acordo o Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Estado de São Paulo (Sintrajud).

Os funcionários do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) no estado continuam de braços cruzados com objetivo de pressionar a direção órgão a retirar a portaria que determina o corte do ponto dos grevistas. Em solidariedade, os colegas do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF) também continuam parados.

Eles reivindicam a aprovação do Projeto de Lei 6613, que revisa o plano de cargos e salários. Também querem que seja excluída da pauta o PL 549, que altera a Lei de Responsabilidade Fiscal, que determina que o reajuste salarial dos funcionários públicos federais seja o resultado da soma do Produto Interno Bruto (PIB) com a inflação.

Fonte: Agência Brasil