Saúde Ocupacional quer reduzir 2 mil atestados médicos


Prefeito Barbosa Neto deu novo status à Saúde Ocupacional da Prefeitura de Londrina, com Diretoria, ligada à Secretaria Municipal de Gestão Pública, e novas instalações na JK

O prefeito Barbosa Neto inaugurou uma nova era na Saúde Ocupacional da Prefeitura de Londrina. Com status de diretoria, ligada à Secretaria Municipal de Gestão Pública, e novas instalações na avenida JK, nº 978, a missão inicial é reduzir uma fila de 2 mil atestados médicos de servidores municipais, principalmente nas áreas de saúde e educação, que estão acumulados para avaliação.

“Este número não significa que existem dois mil servidores fora de trabalho”, esclareceu o secretário de Gestão Publica, Marco Cito. Conforme o Diretor de Saúde Ocupacional, Roberto Pintor, com a nova estrutura, espera-se atender 60 atestados por dia, ou seja, 300 por semana. “Isto é um aumento significativo, pois, atualmente, atendemos 15 atestados nas segundas, quartas e sextas-feiras, totalizando 45 por semana”, esclareceu.

Pintor informou, ainda, que o novo espaço constituído por setor administrativo, sala de enfermagem e triagem dos pacientes, cozinha, auditório e consultórios, para atender pessoas nas áreas médicas, odontológicas e assistenciais. A Saúde Ocupacional terá 23 funcionários, entre médicos, auxiliares de enfermagem, psicólogos, dentistas, enfermeiros do trabalho e médicos do trabalho.

“Foi um setor que passou, nos últimos oito anos, sem investimentos, no ostracismo. Graças ao prefeito Barbosa Neto, conseguimos recuperar a capacidade para atender os servidores”, declarou Pintor.

O prefeito Barbosa Neto destacou que, em primeiro lugar, está elevando o status da saúde ocupacional e que espera, como resultado, a diminuição do absenteísmo na prefeitura. “A Saúde Ocupacional estava instalada em condições insalubres em uma das salas da Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina (Caapsml), o que resultou na fila de atestados médicos”, disse. 

A solenidade de inauguração da Saúde Ocupacional da Prefeitura de Londrina foi acompanhada pelo presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Londrina (Sindserv), Eder Pimenta; o superintendente da Caapsml, Dênio Balatoti, e o diretor executivo do Cismepar, Agajan Der Bedrossian, além de diversos servidores da prefeitura.

Fonte: Prefeitura de Londrina