UGT entrega propostas para candidatos à Presidência da República


Os candidatos à Presidência da República Marina Silva (PV) e José Serra (PSDB) receberam hoje (14), da União Geral dos Trabalhadores (UGT), um documento intitulado O Brasil que nós Queremos que apresenta propostas que a central sindical pretende que seja incluída em seus planos de governo.

A candidata do PT, Dilma Rousseff, também foi convidada para participar do evento ocorrido na tarde de hoje em São Paulo, mas quem a representou foi o deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP).

Entre as propostas, a UGT pede urgência nas reformas política, tributária, trabalhista e da previdência.

Na reforma política, por exemplo, a central defende que os mandatos pertencem aos partidos e que, portanto, a desfiliação ou a expulsão do mandatário implica na perda do mandato. A central sindical também defende que as eleições para cargos federais (presidente, deputados federais e senadores) sejam realizadas em ano diferente aos das eleições estaduais e municipais (governadores, deputados estaduais, prefeitos e vereadores).

Quanto à reforma tributária, a UGT quer o fim do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e de impostos sobre produtos da cesta básica. Na reforma previdenciária, a central propõe, entre outras coisas, o fim do fator previdenciário. E na reforma trabalhista, a pretensão é a redução da jornada de trabalho sem redução salarial.

O presidente da UGT, Ricardo Patah, disse que as propostas são “centradas na condução da solução dos problemas do país, que deverão ser feitas de acordo com o interesse das massas trabalhadoras e na valorização do trabalho e da produção”.

Os candidatos e o deputado assinaram o documento apresentado pela central sindical e se comprometeram a estudá-lo.

Fonte: Agência Brasil