Proposta da UGT garante maiores salários aos aposentados


Proposta defendida pela UGT incorporou na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), aprovada no Congresso, ganho real de reajuste aos aposentados que recebem mais de um salário mínimo

A política de ganho real do salário mínimo deve ser estendida, em 2011, às aposentadorias e pensões com valor acima do salário mínimo. Apesar do índice de reajuste ter ficado em aberto, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) aprovada no Congresso Nacional, na quinta-feira, 8 de julho, incorporou uma emenda do senador Paulo Paim (PT-RS), que beneficia os aposentados e pensionistas.
A emenda, fruto de negociações com as Centrais Sindicais, principalmente a UGT, teve a intenção de garantir o mesmo reajuste dado ao salário mínimo que vai vigorar a partir de 1º de janeiro do ano que vem aos benefícios previdenciários. “Essa é uma grande vitória, que temos buscado incansavelmente há vários anos”, ressalta Paim.
“É uma conquista importante. Afinal de contas estamos num ano eleitoral e precisávamos de mecanismos para garantir os direitos dos aposentados e pensionistas brasileiros”, disse o presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, que participou ativamente das negociações.
O acordo fechado também abre caminho para a busca de reajuste mais vantajoso para o mínimo, em relação ao que seria garantido pela proposta inicial do relator da LDO, senador Tião Viana (PT-AC). Segundo Patah, as Centrais apostaram nesse entendimento, tendo invocado ainda o acordo para que o princípio do ganho real seja aplicado aos aposentados do regime geral da Previdência.

 

Fonte: Resenha Sindical