Prevenção de acidentes de trabalho é tema de campanha


O objetivo é conscientizar diretores, coordenadores e secretários sobre segurança dos servidores

A Secretaria de Gestão Pública, por meio da diretoria de Gestão de Saúde Ocupacional (DGCO), em parceria com a Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina (Caapsml) promove nesta semana a Campanha de Prevenção de Acidentes do Trabalho. Nos dias 25, 26 e 27 serão realizadas palestras para diretores, secretários e coordenadores das administrações direta e indireta no auditório do Sindicato do Comércio Varejista de Londrina e Região (Sincoval).

O objetivo da campanha é dar início a um processo de conscientização em relação aos deveres e direitos dos servidores, e tudo que envolve acidentes de trabalho, legislação, equipamento de proteção individual, normas regulamentadoras e doenças ocupacionais. Também será esclarecida a sistemática para comunicação de acidentes de trabalho, tanto à DGCO quanto à Caapsml.

De acordo com um dos organizadores da programação, Celso Tiba, da Caapsml, agora é uma fase em eu será tratado, junto com os gestores administrativos, que são os responsáveis pelos servidores, questões como a segurança e saúde do trabalhador.” Durante o evento também será apresentada uma relação de equipamentos de segurança individual necessária aos servidores.

Após os três dias de campanha cada secretaria, autarquia ou diretoria listará os equipamentos que faltam e encaminhará para o setor de licitações. De acordo com Tiba, posteriormente será realizada uma abordagem com os trabalhadores para que estes fiquem conscientes da legislação vigente e das medidas e precauções que devem ser tomadas.
No primeiro dia, a palestra será direcionada aos servidores da administração direta (exceto Educação), Câmara Municipal e Autarquias (exceto Saúde). No segundo dia estarão presentes os trabalhadores da Secretaria de Educação, e no terceiro os servidores da Autarquia Municipal de Saúde. Segundo os organizadores, a separação foi feita porque cada setor requer uma abordagem diferenciada, inclusive em relação a equipamentos de segurança, e porque ao todo serão orientadas aproximadamente 470 pessoas.

Um dos palestrantes, o servidor Ricardo Martins, afirmou que há uma preocupação com o resgate do contato entre Caapsml, DGCO e diretorias. “A nossa preocupação hoje é deixar as chefias bem informadas e estabelecer uma ligação para que mesmo depois da Campanha os diretores possam vir até a Gestão sanar dúvidas e obter informações”, explicou o palestrante.

Ao término da apresentação haverá um reforço do Decreto 604, de 1998, sobre o tratamento de servidores com dependência química, principalmente os alcoolistas. Na recepção do evento haverá um coffee break e entrega de material de apoio. Estarão presentes na abertura, o Prefeito de Londrina, Barbosa Neto, o secretário de Gestão Pública, Marco Cito, o superintendente da Caapsml, Denio Balarotti, o diretor do Sindicato dos Servidores Municipais de Londrina, Éder Pimenta e delegados da Delegacia Regional do Trabalho.
 
Fonte: Prefeitura de Londrina