Servidores são orientados sobre acidentes de trabalho


Ação faz parte de uma campanha desenvolvida pela Caapsml e Secretaria de Gestão Pública; programação estende-se até a próxima sexta-feira

A Campanha de Prevenção contra Acidentes do Trabalho, promovida pela Secretaria Municipal de Gestão Pública, através da Diretoria de Gestão de Saúde Ocupacional (DGSO), e a Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina (Caapsml), começou hoje (25) para 220 diretores das secretarias municipais, autarquias, Fundação de Esportes de Londrina (FEL) e Câmara Municipal. A solenidade de abertura aconteceu nesta manhã no auditório do Sindicato do Comércio Varejista de Londrina e Região (Sincoval).

De acordo com o prefeito Barbosa Neto, valorizar o trabalho do servidor tem sido uma das principais propostas trabalhadas em sua administração. “O importante é ter a certeza de que sempre buscamos melhorar a qualidade do funcionário, mantendo assim uma relação de diálogo com o poder público”, disse.

Segundo o prefeito, até o servidor que já se aposentou é privilegiado. “Juntamente com a Caapsml, temos visitado rotineiramente os funcionários afastados do serviço público por diversas questões. A reposição salarial em mais de 4%, o novo prédio da Diretoria de Saúde Ocupacional na avenida JK e a administração em 50 cargos comissionados são alguns dos exemplos na nossa principal proposta de governo: valorização profissional”, concluiu Barbosa Neto.

Para o secretário de Gestão Pública, Marco Cito, a campanha só é possível graças ao esforço da gerência interna e externa da segurança do trabalho. “Todas as orientações repassadas neste treinamento, como ergonomia, prevenção de acidentes, aposentadoria, serão disseminadas para cada órgão da prefeitura”, observou Cito.
O superintendente da Caapsml, Dênio Balarotti, argumentou que há 15 anos o setor de medicina do trabalho apresentava muitas dificuldades financeiras, cenário modificado atualmente. “A avaliação de riscos e o gigantesco volume de afastamento de servidores eram alguns obstáculos enfrentados nessa área”, citou.

O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Londrina (Sindserv), Éder Pimenta, disse que os trabalhos de medicina do trabalho são melhores executados com uma boa infraestrutura. “É uma satisfação ver que os funcionários estão trabalhando num local mais adequado, como pode ser visto no novo prédio da Diretoria de Saúde Ocupacional”, ressaltou.


Programação

Os diretores, gerentes, coordenadores e funcionários das secretarias foram orientados hoje sobre legislação (responsabilidade civil e criminal), prevenção de incêndio e evacuação, assim como manusear corretamente equipamentos de proteção individual (EPI) e coletiva. Doenças ocupacionais e reabilitação funcional foram outras questões tratadas na palestra, ministrada por Ricardo Martins, da Diretoria de Saúde Ocupacional.

Ainda nesta quarta-feira, os presentes conhecerem um pouco mais sobre como tomar providências corretas, para uma boa comunicação, em casos de acidentes de trabalho, assim como estabelecer e manter os contatos corretos na solução dos problemas. Essas orientações foram repassadas por Elizeu Carlos de Oliveira, da Caapsml.

Por fim, funcionários da Diretoria de Saúde Ocupacional ficam responsáveis por apresentar o programa contra alcoolismo. Este mesmo cronograma será realizado com os 124 profissionais da Secretaria Municipal de Educação amanhã (26) e 137 diretores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Fonte: Prefeitura de Londrina