Prefeitura instala novo software para e-mail interno


Software de correio eletrônico Expresso, utilizado pelo governo do estado do Paraná, oferecerá uma série de vantagens para os 5.830 usuários de e-mail da administração municipal

A Prefeitura de Londrina, por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), começa a modernizar o serviço de e-mail dos servidores vinculados à administração municipal, à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e ao Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel). Com a decisão, a migração do correio eletrônico será feita de 8 a 12 de outubro.

O software Expresso, desenvolvido pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e utilizado pelos órgãos públicos do Governo do Paraná, conta com algumas vantagens, dentre as quais destaca-se o fato de ser um software livre e gratuito que oferece  uma interface visual mais amigável que a atual, em uso há mais de 10 anos.

Os funcionários também terão acesso a uma lista unificada de contatos, permitindo maior agilidade no encaminhamento de e-mails e localização de pessoas. “O software Expresso conta ainda com o que chamamos de workflow, ferramenta que permite o cadastro e acompanhamento de rotinas de trabalho e agenda de compromissos, que permite o agendamento de reuniões e aviso por e-mail aos participantes, inclusive, com alerta avisando sobre a reunião”, afirmou o diretor de Tecnologia da Informação da prefeitura, Edvaldo de Alcântara Oliveira.

De acordo com o diretor, os benefícios não se restringem apenas ao correio eletrônico dos servidores. “O objetivo é unificar os vários logins que um mesmo usuário possui e preparar o ambiente para que a prefeitura possa, num futuro próximo, trabalhar com a certificação digital para os funcionários. Inicialmente estaremos unificando os logins de e-mail e internet, que passará a ser um só a partir do dia 13 de outubro. Os funcionários receberão uma mensagem no seu e-mail atual, antes do dia 8, com a nova senha de acesso ao e-mail e à internet”, disse.

Alcântara ressaltou que todos os acessos dos usuários à internet e ao correio eletrônico serão autenticados (obrigatoriedade de login e senha), o que propiciará às chefias, consultar os acessos à internet dos seus respectivos funcionários. “Isto será implementado em algumas semanas e também vai permitir que saibamos quais os sites e páginas mais e menos visitados, informação que será muito útil para a gestão do acesso à internet em geral. Esta mudança também vai permitir a priorização dos serviços web em detrimento do acesso aos conteúdos tradicionais da internet, o que irá beneficiar, por exemplo, as pessoas que acessarem os serviços relativos ao alvará, IPTU, declaração mensal de ISS e outros serviços disponibilizados no portal de internet da prefeitura”, concluiu o diretor.

Por enquanto o software será instalado para uso da Prefeitura, Saúde e Codel. A Companhia de Habitação de Londrina (COHAB) já utiliza o Expresso há mais de 60 dias. Com a migração do serviço, todos os e-mails enviados para os endereços de correio eletrônico da PML, Saúde e Codel, no período de 8 até 12 de outubro, voltarão para os respectivos remetentes e poderão ser reenviados posteriormente. O correio eletrônico voltará a funcionar após a liberação do sistema, no dia 13 pela manhã.

Atualmente, a prefeitura trabalha com uma média diária de 9 mil emails enviados, 10mil  recebidos e 15 mil rejeitados (Spams). Todas as demandas da informática interna (primeiro atendimento), devem ser encaminhadas para o serviço de Help-Desk, que atende de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h, pelo telefone 3347-2634.
 
Fonte: Prefeitura de Londrina