Seminário Nacional de Saúde e Segurança da UGT define ação para por fim ao Fator Previdenciário


A UGT (União Geral dos Trabalhadores ) poderá liderar um movimento no sentido de coletar cerca de 1,5milhões de assinatura para um projeto de lei de iniciativa popular acabando de uma vez por todas com o Fator Previdenciário. A informação é do advogado Dr. Rodrigo Caran Garcia, consultor jurídico da UGT para assuntos previdenciários. Ele fez a afirmação durante o Seminário Nacional sobre Saúde e Segurança no Trabalho e Previdência Social, realizado nesta terça-feira (19), no auditório do Braston Hotel, região Central de São Paulo. O advogado, um dos palestrantes, disse que na parte jurídica é praticamente impossível obter qualquer sucesso nesse sentido, razão pela qual sugere partir para o aspecto político.


O seminário, promovido pela UGT, organizado pelas suas secretarias nacionais de Saúde e Segurança no Trabalho e da Previdência e Seguridade Social teve a participação de representantes de 15 estados, além de lideranças sindicais do interior paulista. O Dr. Rodrigo Caran disse que a UGT deveria fazer o mesmo do projeto “Ficha Limpa”, lançando uma campanha para a coleta de assinaturas junto ao seus quase 800 sindicatos filiados que representam uma base de quase 5 milhões de trabalhadores. “Acredito que cada sindicato possa coletar mil assinaturas com facilidade em suas respectivas bases”, esclareceu o palestrante.


Além do advogado Rodrigo e seu irmão Luciano, o seminário teve a participação de representantes de dois ministérios. O Dr. Carlos Augusto Vaz de Souza representou o ministro Dr. José Temporão, da Saúde. Já o Dr. Fernando Rodrigues, foi o representante oficial do Dr. Carlos Eduardo Gabas, titular da Previdência Social.  Os palestrantes especialmente convidados foram Dr. Domingos Lino, do Departamento de Políticas de Saúde e Segurança Ocupacional. O Dr. Jófilo Moreira Lima Júnior, diretor técnico nacional da Fundacentro e o Dr. Eduardo de Azeredo Costa, presidente da referida fundação.


Da diretoria nacional da UGT participaram da mesa diretiva o presidente Ricardo Patah, Canindé Pegado (Secretário Geral),  Eleuza de Cássia B. Maccari (Adjunta da Secretaria de Relações Internacionais), Cleonice Caetano de Souza(Secretária de Saúde e Segurança no Trabalho), Edmundo Benedetti Filho(Secretário da Previdência e da Seguridade Social e também presidente do Sindiapi-UGT), José  Moacyr Malvino  Pereira (Secretário de Finanças),  Francisco Pereira de Souza Filho(Secretário de Organização Política Sindicais). No final foi aprovado a elaboração de um documento que será encaminhado às autoridades e estará à disposição dos sindicatos filiados no site da UGT (www.ugt.org.br ).