Impasse entre agentes de endemias e Prefeitura coloca em risco o combate à dengue


Funcionários do Ciap não aceitaram prorrogar aviso prévio, que vence na próxima quarta. Prefeitura vai contar com agentes da Funasa para realizar o trabalho

O trabalho combate à dengue em Londrina pode ficar comprometido a partir desta quinta-feira (28). A maioria dos 104 agentes de endemias que estiveram reunidos em assembleia na tarde desta segunda (25) rejeitou a proposta da Prefeitura de prorrogar os avisos prévios com o Centro de Apoio Integrado Profissional (Ciap), entidade suspeita de desvio milionário de recursos públicos. “Ninguém aguenta mais trabalhar para o Ciap”, disse um dos agentes, que não quis se identificar.

Os funcionários, que paralisaram os trabalhos nesta segunda por atraso no pagamento do vale-refeição, retomam os serviços normalmente na terça. Segundo a representante dos trabalhadores, Rafaela Cristina Mário, parte dos vales foram já foram pagos e o restante deve ser creditado até terça.

Os agentes de endemias, porém, encerram os trabalhos no dia 27, data do vencimento do contrato. “Vamos trabalhar até às 12h na quarta, porque à tarde temos que entregar os materiais”, disse.

O diretor de Saúde Ambiental e Vigilância Sanitária, João Martins de Souza, informou que os avisos serão prorrogados por um mês para os agentes aprovados no teste seletivo da Prefeitura que quiserem continuar os trabalhos após o dia 27.

Souza explicou que, enquanto todos os aprovados não forem convocados, o combate à dengue será feito por meio de uma somatória de forças. “Vamos contar com os cerca de 40 agentes da Funasa [Fundação Nacional de Saúde]”, disse.

Na próxima quarta-feira, às 14h, será divulgado o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (Lira). “A partir daí vamos ter direcionamento para estender concentração de forças nos locais mais necessitados”. Ele disse que não será possível atender a cidade toda, mas os trabalhos não vão parar. Segundo Souza, ainda não existe previsão para a convocação dos candidatos aprovados no concurso público para agente de endemias.

A reportagem não conseguiu localizar o secretário de Saúde, Agajan Der Bedrossian.

Prefeitura prorroga aviso prévio dos agentes comunitários

O prefeito, Barbosa Neto (PDT), e o secretário de Saúde, Agajan Der Bedrossian, anunciaram na tarde desta segunda (25) a prorrogação por 30 dias dos avisos prévios para os agentes comunitários de saúde (ACS) do Município. O prazo venceria no dia 27, por conta do rompimento do contrato com o (Ciap). Em nota enviada à imprensa, o secretário informou que, após este período, o Município pretende contratar outra empresa em caráter provisório. A expectativa, segundo Bedrossian, é de que os funcionários possam ser contratados diretamente pela Prefeitura dentro de seis meses.

"Desde o primeiro momento, nós sempre respeitamos os agentes comunitários de saúde, os agentes de endemias. Tanto é verdade que já fizemos um concurso e já temos contratados pela Prefeitura, para evitar qualquer outro tipo de desgaste, os agentes de endemias. É uma pena que a lei impeça que nós pudéssemos já ter feito isso antes, também, com os agentes comunitários”, disse Barbosa Neto, em nota enviada à imprensa.

Fonte: Jornal de Londrina