Barbosa Neto diz que aditivou contrato para anunciar cancelamento de show


Prefeito se defendeu, em coletiva, de denúncia apresentada pelo MP, que aponta supostas irregularidades no aditivo de um contrato firmado para a campanha de publicidade do aniversário de Londrina

O prefeito Barbosa Neto (PDT) explicou, nesta sexta-feira (29), que o aditivo de um contrato de publicidade com a empresa Degrau Comunicação, feito durante a campanha de publicidade do aniversário de Londrina, foi feito para anunciar à população, por meio das emissoras de rádio e televisão, o cancelamento de um show.

Em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (29), Barbosa disse que o MP está fazendo seu trabalho e a Prefeitura tem o papel de defender a legalidade, a transparência de todos os trâmites legais na contratação de serviços. “Eu tenho certeza que a justiça vai ser restabelecida. Não houve nenhuma irregularidade, nenhuma ilegalidade naquilo que o MP aponta”, afirmou.

Segundo o secretário de Gestão Pública, Marco Cito, o aditivo foi feito por conta do cancelamento do show do cantor Ritchie, em virtude da chuva. “Há um questionamento de que o réveillon já teria sido divulgado, mas ele foi divulgado apenas em mídia impressa. O aditivo está dentro da lei e foi utilizado corretamente dentro dos veículos de rádio e TV”, explicou.

Ele citou a lei 8.666, que dá direito, por iniciativa do poder executivo, aditivar qualquer contrato em até 25%. “Isso está totalmente dentro da lei”, garantiu.

“Eu duvido que na história de Londrina tenha havido uma mídia tão barata quanto esta que nós fizemos”, disse o prefeito. Barbosa justificou que a Prefeitura queria homenagear a cidade e os londrinenses nos seus 75 anos e tinha que contar isso à população. “Nós divulgamos os eventos, esses recursos foram exclusivamente para as emissoras. Tivemos um desconto que essas emissoras deram para a cidade”.

Ação

Na quinta-feira (28), a Promotoria de Patrimônio Público de Londrina, pediu na Justiça a condenação do prefeito e dos secretários municipais Marco Cito (Gestão Pública) e José Otávio Ereno (Comunicação) por aditivar um contrato de publicidade com a empresa Degrau Comunicação durante a campanha de publicidade do aniversário de Londrina.

Na ação civil pública, a Promotoria pede que os integrantes do governo municipal e os proprietários da empresa Degrau Comunicação devolvam R$ 19.925,37 – valor aditivado pela Prefeitura no contrato para divulgar os 75 anos do aniversário de Londrina no final de 2009. A avaliação da promotoria é de que o grupo “valeu-se de expedientes fraudulentos, com uso de objeto falso”, para justificar o aumento no valor do contrato de divulgação do revéillon, de um jogo de futebol com estrelas nacionais e do show do cantor Ritchie, no fim do ano passado.

No total, a Degrau recebeu R$ 99.734,87 pelos serviços. A ação pede que todos sejam condenados a devolver o valor do aditivo, indenizar o poder público, multa civil de até 100 vezes o total considerado como pagamento irregular, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos entre 5 e 8 anos e impedimento de que a Degrau receba benefícios públicos ou obtenha novos contratos municipais.

Fonte: Jornal de Londrina