Mesa vai encaminhar abertura de CEI


Comissão vai investigar irregularidades

A Mesa da Câmara Municipal decidiu, em reunião realizada ontem pela manhã, por encaminhar a abertura de uma Comissão Especial de Inquérito para investigar denúncias de irregularidades no treinamento da Guarda Municipal. Os cinco vereadores que fazem parte da Mesa assinarão o requerimento pedindo a abertura da CEI, que deve ser encaminhado na próxima sessão. Com mais uma assinatura, o requerimento vai para o Plenário. Com mais quatro adesões, a CEI estaria aberta, já que são necessários 10 votos para abrir a Comissão – maioria absoluta.

De acordo com o presidente da Câmara, José Roque Neto (PTB), o Padre Roque, a Mesa também decidiu acatar a segunda sugestão que consta do parecer da Procuradoria, que é de acompanhar a auditoria em andamento na Prefeitura. O controlador da Câmara foi destacado para essa função.

Em enquete realizada entre quinta e sexta-feira da semana passada, o JL apurou que 9 vereadores são favoráveis à investigação pela Câmara. Com o posicionamento de Eloir Valença (PT) na reunião da Mesa, subiu para 10 o número de favoráveis à CEI – quinta-feira, o petista não declarou voto e disse que ouviria o seu partido.

Auditoria

No outro lado do front, o Executivo deve usar a auditoria em andamento para tentar desarmar o clima favorável à abertura da CEI. O argumento é de que a auditoria é feita por servidores de carreira e por isso tem característica “técnica”, contraponto à possibilidade de “politização” de uma investigação pela Câmara.

Segundo fontes do Executivo, até ontem foram ouvidos 20 guardas municipais na investigação em andamento na Prefeitura. A tendência é de que o relatório fique pronto entre hoje e amanhã.

Na avaliação de Roque, o acompanhamento da auditoria ou a apresentação do seu relatório “não esvazia a CEI”. “Entendemos ser necessário [investigar] e achamos por bem acompanhar a auditoria”, argumentou o presidente.

O líder do prefeito na Casa, Tito Valle (PMDB), defendeu que a Câmara espere o resultado da auditoria em andamento. “Vamos tentar evitar duas ações paralelas que podem ter posicionamentos diversos e contraditórios. A boa prática processual diz que tem que haver unidade de investigação”, argumentou o peemedebista.

Valle é o único vereador que diz abertamente ser contrário à abertura da CEI, contra 10 que já abriram voto favorável à abertura da investigação. Outros oito não declararam seus votos e são tidos como indecisos. Desses, Sandra Graça (PP), disse ontem ser, por princípio, a favor da investigação, mas explicou que com os documentos que tinha em mãos até ontem à tarde, não poderia ainda declinar um posicionamento, já que até então, só teve acesso ao parecer da Procuradoria.

Fonte: Jornal de Londrina