Brasil é um dos piores países em leitura


Segundo o Ministério da Educação, o país cumpriu a sua meta de atingir a média de 395 pontos em leitura, matemática e ciências

O Brasil obteve um dos piores resultados em uma prova internacional que avaliou a capacidade de leitura de estudantes com 15 anos. Os brasileiros ficaram em 53° lugar de um total de 65 países avaliados pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa).

O exame é aplicado a cada três anos e é divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Juntos, os países que participam do Pisa representam aproximadamente 90% da economia mundial.

Apesar de o resultado significar uma melhora em relação aos anos anteriores, o Brasil ficou atrás de países como o Chile (44°), Uruguai (47º), Trinidad e Tobago (51º) e Colômbia (52º).

Foco do exame foi leitura

No ano de 2009, o foco do exame foi a leitura, mas provas de matemática e ciências também foram aplicadas. No ranking da leitura, o Brasil obteve 412 pontos, enquanto a China, primeira colocada, chegou a 556 pontos.

Os estudantes brasileiros ficaram com 386 pontos em matemática e 405 em ciências. Segundo o Ministério da Educação, o país cumpriu a sua meta do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) de atingir a média de 395 pontos nas três matérias.

Fonte: Opinião e Notícia