Faltam professores nas escolas municipais de Londrina


JL constatou o problema em escolas de várias regiões da cidade. Profissionais que passaram em teste seletivo devem ser convocados

O ano letivo nas escolas municipais de Londrina começou complicado. Primeiro foi a falta de carne, leite e ovos para a merenda, depois a falha na distribuição de parte dos kits de uniformes e agora a falta de professores. Funcionários de escolas de várias regiões da cidade confirmaram ao JL que trabalham com número reduzido de profissionais, principalmente, os professores auxiliares.

Em entrevista a Rádio CBN, a secretária municipal de Educação, Karin Sabec, confirmou ainda há vagas para professores. Segundo ela, o motivo é que as últimas contratações estão sendo feitas por meio de um teste seletivo com validade de seis meses, prorrogável por mais seis. Isso estaria desestimulando os professores a aceitarem o emprego.

Conforme a secretária, mais de 200 professores devem ser convocados nos próximos dias e um concurso público, com 500 vagas, está prevista para o mês de maio. Desta forma, Karin disse que o problema deverá ser solucionado.

Segundo um funcionário de uma escola da zona sul, que pediu para não ser identificado, o problema é recorrente todo início de ano em Londrina. Para ele, a falta de professores auxiliares prejudica a aplicação das propostas pedagógicas das escolas. O funcionário disse, ainda, que o problema é mais grave nas instituições da periferia da cidade. “Muitos professores ficam desestimulados pelo baixo salário [aproximadamente R$ 800] e procuram trabalhar em escolas mais próximas de casa. Com isso, o desafio aumenta nas escolas de periferia”, afirmou.

Fonte: Jornal de Londrina