Consema convoca prefeito para esclarecimentos


O Conselho Municipal do Meio Ambiente (Consema) convocou o prefeito Barbosa Neto para prestar esclarecimentos, na reunião que será realizada na próxima quinta-feira (17). O tema do encontro é o comentário de que haveria conselheiros e representantes da mídia ganhando dinheiro com o problema do lixo em Londrina.

O prefeito, na última quinta-feira (3), disse que faria "revelações bombásticas" sobre pessoas que queriam lucrar prestando o serviço do lixo. E para isso acontecer, estavam fazendo pressão e denúncias na prefeitura.

Barbosa Neto não participará da reunião. Ele será representado pelo secretário do Ambiente, José Novaes Faraco. Este acusou o presidente do Consema, Fernando Barros, e um comunicador da Rede Massa de estarem envolvidos em tráfico de influência. Ele afirmou que será explicado como funciona o esquema de ganho de dinheiro durante a reunião.

Faraco protocolou a denúncia junto ao Ministério Público em Londrina. O promotor Renato de Lima Castro disse que o auto 55/2010 pede investigações sobre a empresa de Fernando Barros, a Master Ambiental. O processo está baseado na hipótese de que o presidente do Consema não poderia assumir o cargo, sendo dono de uma empresa do setor do meio ambiente.

O secretário do Ambiente disse que por ser conselheiro, Barros deveria seguir leis do funcionalismo público. Isso significa que as pessoas não podem ganhar dinheiro com empresas da mesma área em que trabalham para o município.

O MP vai investigar o caso. Faraco pediu que a mídia esteja presente na reunião para descobrir quais são as revelações bombásticas, prometidas pelo prefeito Barbosa Neto.

O problema do lixo

No último dia 2, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) constatou o despejo irregular de resíduos no Aterro do Limoeiro, desativado desde o ano passado para recebimento de lixo. Desde esse dia, a prefeitura está proibida de utilizar o local, mesmo que para área de triagem do material retirado dos mutirões de limpeza e combate à dengue no município.

Diante da dificuldade sobre o que fazer com o material recolhido nos mutirões de combate à dengue, o prefeito informou que deve se reunir na tarde desta quinta-feira (10) com os técnicos da secretaria de Ambiente e da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) para achar uma alternativa para o problema de descarte.

Fonte: londrina.odiario.com