Prefeitura antecipa 13º salário dos servidores municipais


Medida foi conquistada graças ao aumento da arrecadação nos três primeiros meses do ano; recurso só pode ser destinado à folha de pagamento

Durante coletiva de imprensa realizada hoje (17) pela manhã, o prefeito Barbosa Neto anunciou a antecipação integral do 13º salário dos servidores municipais, para o dia 31 de março. A medida foi possível graças ao aumento da arrecadação nos três primeiros meses do ano. O secretário de gestão pública, Marco Antonio Cito, participou da solenidade.

A antecipação integral do 13º salário para cerca de nove mil servidores municipais é uma medida inédita na cidade e  vai totalizar um montante de R$ 32 milhões injetados na economia local. “A prefeitura não foi feita para dar lucro, tivemos uma arrecadação recorde, mas não adianta você ficar com o dinheiro parado. Nós, de qualquer forma, temos uma obrigação, que é pagar em dia os funcionários, e estamos inovando”, explicou Barbosa Neto.

O prefeito salientou que a medida é boa porque muitos servidores têm dívidas, compromissos, poupanças, investimentos e necessidades financeiras. “Quanto mais a gente puder trabalhar em parceria com os servidores, vamos trabalhar, porque eles ficaram muito tempo, sem ter o devido respeito, principalmente, com relação à defasagem salarial”, lembrou.

Barbosa Neto pontuou, como um dos meios de conseguir o aumento da arrecadação, a economia feita com os 50 cargos comissionados de pessoas fora da administração. “Nós vamos continuar fazendo a lição de casa, economizando o máximo”, garantiu.
O secretário de gestão pública, Marco Antonio Cito, explicou que o recurso arrecadado nesses três meses não poderia ser usado em outro local. “Por que pagar o 13° agora e não se usar em outro lugar? È que não se pode usar em outro lugar. Recurso para folha de pagamento é para folha de pagamento”, esclareceu o secretário. “Todo recurso que chega à prefeitura tem a sua destinação. E, dentro do aumento positivo de arrecadação que nós tivemos nos três primeiros meses, a conta ligada à folha de pagamento proporcionou acúmulo de duas folhas, totalizando cerca de 32 milhões. Então, por determinação do prefeito, nós estamos utilizando essa destinação, que é para folha, já para antecipar, não só uma parcela, mas, integralmente, o 13° de toda administração direta e indireta do município de Londrina”, completou Cito.

O secretário destacou que nada mais correto do que liberar o 13º salário antecipado, tanto do ponto de vista gerencial, como motivacional, para que o servidor possa ter o direito, que só seria concedido em dezembro, para fazer o que desejar com o adiantamento.

Cito disse que não é só uma medida motivacional para os servidores, mas é importante, também, para a economia local. “O prefeito sempre falou que a prefeitura não é uma empresa que serve para dar lucro, e todo dinheiro que é destinado ao servidor, à folha de pagamento e às ferramentas, que possa, então, ser logo colocado à disposição daqueles que fazem a prefeitura andar no nosso dia a dia. ”, garantiu o secretário.
 
Fonte: Prefeitura de Londrina