Belinati, Barbosa Neto e Hauly dividem intenções de voto em Londrina


Pesquisa foi realizada pelo Instituto Portinari/Rádio Paiquerê AM

A pesquisa Instituto Portinari/Rádio Paiquerê AM, divulgada na manhã desta quarta-feira sobre os dois anos de mandato do prefeito Barbosa Neto, em Londrina, também aproveitou para verificar como estão as intenções de votos dos londrinenses para a prefeitura em 2012. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. E a surpresa está, tanto nas respostas espontâneas quanto nas estimuladas, que polariza os três candidatos mais votados nas eleições de outubro de 2008.

O primeiro colocado, tanto nas espontâneas quanto estimuladas, é o ex-prefeito e ex-deputado estadual Antonio Belinati (PP). Em segundo vem o prefeito Barbosa Neto (PDT), seguido do ex-deputado federal e atual secretário de Estado da Fazenda, Luiz Carlos Hauly (PSDB). No entanto, os votos em ninguém, brancos ou nulos somaram 44,5% na espontânea e 7,1% na estimulada.

Na eleição para prefeito em outubro de 2008, houve a polarização dos três nomes à frente das pesquisas. Nas urnas, Hauly e Belinati foram para o segundo turno, vencendo o candidato do PP. No entanto, ele foi impedido de assumir o cargo por ter sido enquadrado na lei da ficha limpa. Com isso, houve a necessidade de se realizar um terceiro turno, em que concorreram Hauly e Barbosa Neto, terceiro colocado no primeiro turno. E Barbosa acabou vencendo o pleito.

Um ponto que chamou a atenção do diretor do Instituto Portinari, professor Edmilson Vicente Leite, foi o fato de, no questionamento de voto espontâneo, alguns nomes que não têm qualquer ligação com a política terem sido citados, como o apresentador de rádio e TV, Carlos Camargo, e o jornalista e empresário de comunicação Ricardo Espinosa. Também houve a citação do ex-prefeito Wilson Moreira, que faleceu em fevereiro de 2008.

Atualmente o ex-prefeito Antonio Belinati apresenta um programa na TV Cidade/Rede Massa, todos os sábados pela manhã. De tom mais popular, com entrevistas, clipes de música e piadas, o programa ajuda a reforçar ainda mais o seu nome nas classes C, D e E.

Entre os vereadores da atual legislatura, o único nome citado foi o de José Roque Neto, o Padre Roque (PTB), que assumiu interinamente a prefeitura de Londrina até a posse de Barbosa Neto como prefeito em 1º de maio de 2010.

O diretor da Rádio Paiquerê AM, J. B. Faria, ao responder questionamentos de se manter mais de um candidato do mesmo partido na pesquisa estimulada, ele informou que o objetivo foi de verificar como está a intenção de votos dos londrinenses. Para ele, não houve erro na metodologia apresentada e que os nomes citados são os que estão em evidência no cenário político neste momento em Londrina.

Questionados se os entrevistados votariam em candidatos apoiados pelo governador do Paraná, Beto Richa, 54,2% afirmaram que sim. Já os que votariam em candidatos apoiado pela presidente Dilma Rousseff, esse índice cai para 41,7%.

A pesquisa completa está disponível no site da Rádio Paiquerê AM.

A seguir, o resultado dos questionamentos realizados na pesquisa.

Se a eleição para prefeito fosse hoje, em quem votaria (espontânea)?
Antônio Belinati (PP): 14,5%
Barbosa Neto (PDT): 11,4%
Luiz Carlos Hauly (PSDB): 10,0%
Carlos Camargo (apresentador de rádio e TV): 4,9%
Luiz Eduardo Cheida (PMDB): 3,9%
Padre Roque (José Roque Neto - PTB): 2,7%
Alex Canziani (PTB): 2,1%
André Vargas (PT): 2,0%
Elza Correia (PMDB): 1,2%
Ricardo Espinosa (jornalista e empresário): 0,6%
Nedson Micheletti (PT): 0,4%
Outros: 1,8%
Ninguém/Branco/Nulo: 44,5%

Se a eleição para prefeito fosse hoje, em quem votaria (estimulada)?
Antônio Belinati (PP) - 20,0%
Barbosa Neto (PDT): 15,8%
Luiz Carlos Hauly (PSDB): 15,0%
Luiz Eduardo Cheida (PMDB): 7,1%
Padre Roque (José Roque Neto - PTB): 6,8%
Marcelo Belinati (PP): 5,8%
Tercílio Turini  (PPS): 4,6%
André Vargas (PT): 2,9%
Ninguém/Branco/Nulo: 7,1%
Não sabe/não respondeu/indeciso: 14,8%

Votaria num candidato apoiado pelo governador Beto Richa?
Sim: 54,2%
Depende do candidato: 23,8%
Não: 13,3%
Não sabe/Não respondeu: 8,8%

Votaria num candidato apoiado pela presidente Dilma Rousseff?
Sim: 41,7%
Depende do candidato: 33,8%
Não: 15,8%
Não sabe/Não respondeu: 8,8%

Fonte: londrina.odiario.com