Professores de CEI recebem pagamentos e encerram paralisação


Alunos do Centro de Educação Infantil Francisco Seixas, no União da Vitória I, retomaram as atividades nesta sexta-feira, depois de quatro dias de paralisação por atraso nos pagamentos dos funcionários

Os professores do Centro de Educação Infantil (CEI) Francisco Seixas, localizado no Jardim União da Vitória I, zona sul de Londrina, encerraram na manhã desta sexta-feira (27)uma paralisação iniciada na segunda (23) por conta do atraso no pagamento dos salários. O dinheiro foi depositado na tarde de quinta (26) pela Associação Metodista de Ação Social (AMAS), mantenedora da instituição.

Em entrevista ao JL no início desta semana, a professora Vanessa Molinari contou que os atrasos no pagamento têm sido frequentes. “No mês passado, o salário atrasou 30 dias”, disse em entrevista por telefone. A Associação Metodista de Assistência Social de Londrina (AMAS) recebe uma verba mensal da prefeitura para ajudar nas despesas.

O que ocorreu, segundo o diretor do Sindicato dos Professores das Escolas Particulares de Londrina e Norte do Paraná (Sinpro), Diego Mendes, foi que a associação entregou com atraso alguns documentos exigidos pelo município para efetivar o repasse mensal.

Em nota enviada à imprensa nesta sexta, Mendes comemorou a conquista das professoras. “É um direito muito básico para ser desrespeitado pelos patrões. Nós ficamos felizes por saber que as professoras poderão novamente colocar suas contas em dia e, o mais importante, voltar a cuidar das crianças que estão sob sua educação”, afirmou.

A AMAS é responsável por outras duas creches, as CEIs Regina Barros e Antonieta Trindade, localizadas na Avenida Saul Elkind, na zona norte da cidade. Em ambas, o atraso nos pagamentos se repete, segundo Mendes. As três creches de responsabilidade da associação têm cerca de 25 professores e atendem 250 crianças.

Fonte: Jornal de Londrina