SindServ denuncia erro de cálculo em projetos de Barbosa Neto


O Sindicato dos Servidores Municipais de Londrina (SindServ) vai protocolar, na manhã desta quarta-feira (22), um ofício junto ao Ministério Público, questionando os cálculos feitos pela prefeitura em dois projetos – 226/2011 e 227/2011 – de reposição salarial, anunciados pelo prefeito Barbosa Neto e encaminhados à Câmara Municipal de Londrina.
 
O projeto 227 diz respeito à sucumbência dos procuradores e o 226 à gratificação para servidores de nível superior. O presidente do SindServ, Marcelo Urbaneja, disse que ambos apresentam falhas nos cálculos. "No dos procuradores o valor omitido é de R$ 3 milhões. O de gratificação apresenta a mesma base de erro de cálculo, com valor médio de R$ 1,5 milhão de diferença", afirmou.

Urbaneja quer que a prefeitura esclareça qual é a metodologia utilizada nos cálculos. "Um projeto tem uma espécie de cálculo, outro tem uma diferente. O executivo tem que indicar se eles estão equivocados ou se utilizam metodologias diferentes e o porquê disso", questionou.

O presidente do sindicato já denunciou o fato em uma sessão da Câmara. O procurador jurídico do legislativo indicou aos vereadores que também protocolassem um pedido de esclarecimento ao prefeito, mas Urbaneja não sabe se isso aconteceu. Se os projetos forem aprovados, o sindicato deve entrar com processo por improbidade administrativa porque o ente público não pode apresentar erros nos dados.

Além de questionar os cálculos dos projetos, Urbaneja critica o grande número de projetos que beneficiam apenas algumas categorias e deixam outras sem a reposição necessária. "Quando é para conseguir empréstimo, as contas da prefeitura estão ótimas, mas quando é para reposição, estão em dificuldades. Ele [Barbosa Neto] alega que está fazendo isso para valorizar, mas ele desvaloriza algumas categorias. Nós temos cerca de 2 mil professores capacitados que não vão receber nada", comentou.

Já são seis projetos anunciados pelo prefeito Barbosa Neto: aumento de 10% a alguns cargos de nível médio, aumento de 50% para os médicos, licença-prêmio, 3,5% a todos os servidores, sucumbência dos procuradores e gratificação para os servidores de nível superior.

"A nossa preocupação está com a reposição da inflação em primeiro lugar, que já acumula desafagem de 37%. Nós precisamos disso para todo mundo, pois daí equipara com os salários de mercado. Se isso fosse atendido, não precisaria ficar aumentando os salários dos médicos, por exemplo", opinou Urbaneja.

O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, havia apresentado um programa da reposição da inflação em nove anos, rejeitada pelos servidores, que exigem um menor período.

Fonte: londrina.odiario.com