SindServ questiona representatividade de PCCS da Educação de Londrina


A Prefeitura Municipal de Londrina anunciou que vai instaurar uma comissão para estudar o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) das servidores da Educação. A notícias foi divulgada durante uma reunião de encerramento do primeiro semestre dos trabalhos das escolas municipais, que reuniu 90 diretores. A novidade foi recebida pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Londrina (SindServ) com alegria, mas também com desconfiança.

O presidente do sindicato, Marcelo Urbaneja, disse que o PCCS da Educação é uma reinvindicação antiga e é previsto por lei, pelos profissionais do setor terem muita importância para a sociedade. Apesar da boa notícia, Urbaneja se preocupa com a questão da representatividade da comissão.

"Essas comissões anunciadas e criadas não estão sendo representativas. Começa a se discutir e depois não tem encaminhamento. As pessoas que foram escolhidas ou indicadas acabam se ausentando. Basta ver os projetos de leis encaminhados para a Câmara, poucos foram discutidos com o sindicato, o que gera uma desconfiança da categoria", criticou.

O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, já apresentou seis projetos de reposição salarial para os servidores. O único que beneficia todos os profissionais é o reajuste de 3,5% para diminuir as perdas salariais da inflação que já somam 37%. O presidente do SindServ acredita que as medidas estão sendo tomadas de maneira unilateral, sem o apoio dos servidores.

"Não há um critério estabelecido, por exemplo, para formação dessas comissões. O prefeito acaba indicando, escolhendo. Não há um critério de formação e isso nos preocupa. Isso aconteceu com a comissão de estudo de nível técnico, por exemplo. Isso vai cansando o pessoal, que passa a ver com descrédito a administração", comentou.

Em nota da assessoria de imprensa da prefeitura, a secretária municipal de Educação, Karen Sabec Viana, disse que a comissão é uma reivindicação dos professores há mais de 15 anos. Ela explicou que o grupo vai estudar questãos de concursos, avanços, salários e será composto por funcionários da secretaria, professores, supervisores e outros segmentos da educação.

A nova proposta salarial deve ser apresentada no dia 15 de outubro, quando se comemora o Dia do Professor. A secretária municipal de Educação foi procurada por odiario.com para explicar como seriam escolhidos os membros da comissão e outros dúvidas. Ela chegou a atendeu o primeiro telefonema e pediu que fosse consultada mais tarde, mas depois não atendeu à reportagem.

Fonte: londrina.odiario.com