Indicativo de greve mostra descontentamento com projetos de prefeito


Nesta segunda-feira (4), os servidores da Prefeitura Municipal de Londrina vão se reunir às 19h para votar um indicativo de greve. A decisão foi tomada depois que o prefeito Barbosa Neto (PDT) encaminhou à Câmara cinco projetos de reposição salarial que beneficiam apenas alguns grupos de funcionários. Além disso, os servidores criticam a unilateridade do executivo ao formular os projeto sem consultar o sindicato.

O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Londrina (SindServ), Marcelo Urbaneja, afirmou que a assembleia foi convocada por causa do descontentamento dos funcionários. "A prefeitura tem mais de 300 locais de trabalhos, entre escolas, Acesf, UBS, não é só o paço. O sindicato faz uma visitação em todos esses locais e o indicativo de greve é uma ansiedade vista", comentou.

Para Urbaneja, é quase certeza que o indicativo de greve será aprovado, pois os trabalhadores não foram consultados para a elaboração dos projetos. Ele disse que os servidores não querem greve, mas negociações e a certeza de que seus pedidos serão ouvidos. "Nós queremos que o prefeito retome as negociações e pare de criar projetos com os secretários, que não entendem nada do assunto. Quem é o representante do servidor? São os secretários? Não, é o sindicato", defendeu.

O indicativo de greve não significa que os trabalhadores vão paralisar suas atividades, mas é um mecanismo para pressionar a administração municipal, e principalmente, os vereadores. A greve só será uma realidade se os projetos enviados à Câmara forem aprovados. Outro pedido do sindicato é que os funcionários possam acompanhar as sessões do legislativo, sem que isso seja considerada uma falta no trabalho.

"Nós estamos revivendo 2004, quando o prefeito Nedson deu 70% de aumento real para um grupo, 40% para o outro e 10% para todo mundo. Depois não pôde dar reposição da inflação porque não tinha dinheiro em caixa", disse Urbaneja. O presidente do SindServ acredita que os projetos do prefeito Barbosa Neto beneficiam alguns grupos, a chamada corte, como os procuradores, e esquecem da maior parte dos servidores.

O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, deu declarações se mostrando indignado com o que está acontecendo. Ele diz não entender o porquê da greve, se a administração mostrou um projeto de reposição das perdas salariais de oito anos. Ainda se defende, dizendo que as dívidas com os servidores não são de sua administração e, mesmo assim, ele se propôs a pagar.

Fonte: londrina.odiario.com