UGT e centrais sindicais promovem passeata em Brasília


Uma passeata organizada pela União Geral dos Trabalhadores junto às demais centrais sindicais (Força, CGTB, CTB e Nova Central) reivindicando redução da jornada de trabalho, de 44 horas para 40 horas semanais, e o fim do fator previdenciário reuniu nesta quarta-feira, 06 de julho, milhares de pessoas na Esplanada dos Ministério.  

Os manifestantes saíram da Catedral de Brasília e seguiram através do Eixo Monumental até o prédio anexo da Câmara dos Deputados. Eles ocuparam duas das seis faixas de uma das principais vias de Brasília. Para garantir os direitos dos trabalhadores, em agosto uma nova manifestação será feita em São Paulo, no dia 03, no Estádio do Pacaembu.

A manifestação tem por objetivo pressionar os parlamentares para que apressem a tramitação do projeto que trata da diminuição da jornada de trabalho, que se “arrasta” há cerca de 20 anos no Congresso Nacional.


Bandeiras de luta:

·         Mudar a política econômica – redução dos juros,desenvolvimento com valorização do trabalho, distribuição de renda e fortalecimento do mercado interno;
·         Redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução de salário;
·         Fim do fator previdenciário;
·         Regulamentação da terceirização;
·         Ratificação da Convenção 158 da OIT (contra dispensa imotivada);
·         Regulamentação da Convenção 151 OIT (direito negociação coletiva dos servidores públicos);
·         Reformas agrária e urbana;
·         10% do PIB para a educação;
·         Salário igual para trabalho igual e combate a todas as formas de discriminação e violência;
·         Pela soberania nacional e autodeterminação dos povos.

Fonte: UGT