Advogado acusado de extorsão promete processar Barbosa Neto, em Londrina


O advogado Alexandre Aquino, que defendia o vereador Joel Garcia (PTN), declarou na tarde desta quinta-feira (14) que deve processar o prefeito de Londrina, Barbosa Neto (PDT). Ele nega que tenha extorquido o prefeito para conseguir a presidência da Sercomtel, motivo pelo qual o advogado foi denunciado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

"Depois da instrução processual, quando eu mostrar minha absolvição, vou procurar mover alguma ação contra o prefeito. Eu nunca pedi isso para ele", afirmou. No entanto, Aquino declarou que fez sim a solicitação de um cargo para sua ex-mulher na ocasião.

O encontro entre ele e o prefeito teria ocorrido no dia 10 de fevereiro. Segundo investigações do Gaeco, a negociação seria motivada para Joel Garcia parasse com os ataques contra o prefeito Barbosa Neto e sua gestão. Além disso, o cargo daria garantias ao prefeito de que o vereador seria afastado por quatro meses da Câmara Municipal.

O Gaeco baseou as apurações em gravações autorizadas judicialmente, que comprovariam o ato de extorsão. Aquino declarou que teve acesso ao áudio das gravações e informou que em nenhum momento ele faz o pedido ao prefeito. "Ao contrário, ele que chega me fazendo essa proposta. Ele dá a entender ao falar: E ai doutor, e a presidência da Sercomtel? Eu deixo bem claro na gravação que não quero nada disso", afirmou.

O advogado lamentou o fato do processo correr em segredo de Justiça. "A imprensa não tem como ter acesso as informações", comentou. Aquino se recupera de um acidente vascular cerebral (AVC) que sofreu em fevereiro.

Fonte: londrina.odiario.com