Ministério Público de Londrina vai investigar compra de livros considerados preconceituosos


O Ministério Público (MP) de Londrina vai investigar se houve irregularidades na compra da coleção de livros "Vivenciando a Cultura Afro-Brasileira e Indígena", que foi adquirida pela Prefeitura de Londrina por R$ 600 mil. Os 13.500 livros continham erros ortográficos e foram considerados preconceituosos pelo Fóum das Entidades Negras de Londrina (Fenel).

O promotor de Defesa do Patrimônio Público de Londrina, Renato de Lima Castro, disse à rádio CBN Londrina que o procedimento deve ser instaurado ainda nesta nexta semana. Segundo o promotor, o processo vai investigar um possível ato de improbidade administrativa na compra dos materiais.

Ele informou que o que chamou a atenção do MP foram as criticas que o livro das entidades do movimento negro em Londrina. Castro foi procurado pela reportagem de odiario.com, mas informou que estava em reunião e não poderia falar sobre o assunto.

A coleção, que será reeditada pela editora Ética, já foi recolhida das bibliotecas das escolas municipais após uma recomendação feita pelo próprio MP. A secretária municipal de Educação, Karin Sabec, disse que todo o processo foi executado dentro da legalidade.

Ela alegou que a edição dos livros vai contribuir ainda mais para a formação de alunos da rede municipal de Londrina, pois a própria Fenel irá compor uma comissão para analisar o conteúdo do material.

Fonte: londrina.odiario.com