Petroleiros mantêm vigília por condições seguras de trabalho


Os trabalhadores do Sistema Petrobras iniciaram, nesta terça-feira (26), vigílias e operações padrão nas unidades de refino, terminais e áreas de exploração e produção da empresa.

A mobilização seguirá até a meia noite desta quarta-feira (27), envolvendo trabalhadores de turno e do regime administrativo.

A luta dos petroleiros é para que a Petrobrás discuta com a categoria uma nova política de saúde e segurança que dê um basta aos acidentes fatais que nos últimos 16 anos já consumiram a vida de 292 trabalhadores, dos quais 235 eram terceirizados.

Além disso, os petroleiros lutam conta o desmonte do plano de saúde da Petrobrás (AMS), pela implementação do plano de previdência complementar dos trabalhadores da Transpetro e por avanços na negociação da PLR.

A vigília de 24 horas indicada pela FUP e seus sindicatos já está em curso na Replan (SP) e na Reduc (SP), as duas maiores refinarias da Petrobrás. Na Replan, os trabalhadores do turno que largaram às 15h30 permanecem em vigília na refinaria.

Na Reduc, os petroleiros que entraram para trabalhar às 15 horas iniciarão a vigília às 23 horas, na troca do turno. A mobilização prosseguirá nas demais unidades do Sistema Petrobrás, de norte a sul do país.

O objetivo é que os trabalhadores permaneçam por 24 horas em vigília, participando das atividades elaboradas pelos sindicatos, que estão com tendas armadas em frente às unidades.

Fonte: FUP