Prefeitura de Londrina anuncia recomposição de perdas salariais aos professores


A Prefeitura de Londrina vai encaminhar nesta segunda-feira (1º), à Câmara Municipal, um projeto de lei recompondo as perdas salariais para os servidores da área da educação. O anúncio foi realizado na manhã desta segunda em entrevista coletiva convocada pelo prefeito Barbosa Neto (PDT).

De acordo com as medidas anunciadas, entá a incorporação do Programa de Gratificação por Produtividade (Produt) aos professores e a antecipação de 10% das perdas salariais. De acordo com o prefeito, as recomposição pode chegar a 53%. Neste cálculo já estão inclusos os 3,5% de recomposição salarial que consta em projeto de lei que está em tramitação na Câmara Municipal e que aguarda análise dos vereadores.

No dia 18 de julho, o presidente da Comissão de Educação e presidente interino da Câmara Municipal, professor Rony Alves (PTB), intermediou uma reunião definindo que a prefeitura enviaria no início de agosto este projeto de lei, resolvendo definitivamente a situação de cerca de 120 professores que atuam de 5ª a 8ª série e que seriam contratados pela rede municipal, atingidos por um problema de enquadramento salarial.

Ficou definido que o projeto de lei que será enviado à Câmara deverá apresentar uma tabela para 10, 20 ou 24 horas/aula a ser obedecida pelos antigos professores de 5ª a 8ª séries, regulamentando dessa forma a jornada de trabalho dos docentes.

Reajuste dos servidores

Recentemente o prefeito encaminhou cinco projetos de lei para serem aprovados, garantindo reajuste salarial de servidores municipais. Os projetos 229, 227, 226, 247 e 249, que previam alterações na Lei nº 9.337, de 19 de janeiro de 2004, com modificações no Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) dos trabalhadores, garantem índices diferentes, de acordo com as categorias.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Londrina, Sindiserv, se colocou contrário a esses projetos de lei, pedindo que os vereadores façam a análise de reajuste e recomposição de perdas salariais para todos os servidores de forma igualitária. Os projetos de lei foram retirados de pauta, principalmente com a detectação de erros nos cálculos do impacto orçamentário dessas medidas.

Fonte: londrina.odiario.com