Secretaria de Educação e de Gestão não se entendem sobre edital de uniformes em Londrina


O secretário municipal de Gestão Pública, Cleberson Luciano Cândido, e a secretário municipal de Educação, Karin Sabec Viana, não estão se entendendo sobre o novo edital de compra de uniformes escolares para as crianças da rede municipal de educação de Londrina. A concorrência pública foi cancelada no dia 22 de julho, segundo publicação do Diário Oficial da União.

À época, Cândido disse que o edital foi cancelado, pois não tinha os critérios de qualidade especificados. "Precisava constar no edital a amostragem dos uniformes para que as empresas não apresentassem qualquer tipo de produto, sem critério nenhum, e para haver uma padronização", informou. Os padrões deveriam ser repassados pela Secretaria Municipal de Educação que não havia cumprido a norma por causa de um "lapso técnico", segundo o secretário.

Na manhã desta segunda-feira (1º), a secretária Karin Sabec Viana foi questionada se teria enviado à Gestão Pública os critérios para a republicação do edital. Ela respondeu que não sabia do fato e creditou toda a culpa pela suspensão e demora na nova confeccção do edital à pasta do Cleberson Luciano Cândido.

Ao responder a pergunta "A secretaria [de Gestão Pública] que está responsável por ainda não ter republicado?", ela afirmou "com certeza". "Na questão de licitação, na questão de compras, quem é responsável por fazer todo esse procedimento é a secretaria de Gestão. Então até o fato de eu não poder responder algumas coisas é porque isso é competência da Secretaria de Gestão", comentou Karin.

Cleberson Luciano Cândido não concorda com a secretária e deu uma versão diferente na manhã desta segunda-feira (1º). "Não é responsabilidade total. O termo tem que se refeito, isso é parte da Secretaria de Educação", garantiu. Ele explicou que sua pasta apenas confeciona o edital nos termos adequados, que devem ser repassados pelas diversas secretarias, de acordo com as especificidades de cada pasta.

Ele afirmou que a partir do momento em que o termo for entregue, a Secretaria de Gestão Pública poderá adiantar o processo e republicar o edital.

No mês de fevereiro, o prefeito Barbosa Neto (PDT) e a secretária Karin Sabec Viana fizeram uma grande festa no Moringão para anuciar a entrega de kits de uniformes escolares. Mas cinco meses depois, algumas escolas ainda estão sem peças de verão e de inverno. A licitação iria garantir os uniformes que faltam e já compraria determinada quantidade para o ano de 2012.

Essa não foi a primeira vez que a compra de uniformes escolares teve problemas. A primeira foi feita pela modalide carona e foi questionada pelo Ministério Público Federal, que repassou o caso à competência estadual. A promotora de Defesa do Patrimônio Público, Leila Voltarelli, é a responsável pelas investigações, que estão em andamento.

Fonte: londrina.odiario.com