Câmara aprova discussão sobre a crise na saúde em Londrina durante as sessões


Os vereadores de Londrina aprovaram na tarde desta quinta-feira (25), durante a sessão ordinária da Câmara Municipal, o requerimento 2961/2011, protocolado pela vereadora Sandra Graça (PP) e subscrito por mais seis pares, solicitando o trancamento das pautas em tramitação no legislativo até que seja debatida a questão da crise na saúde.

Apesar da proposta inicial de trancamento dos projetos de lei de autoria do executivo, foi aprovado que os vereadores utilizem o chamado Grande Expediente para os debates com autoridades do setor na cidade durante uma semana.

Na proposta de Sandra Graça é que sejam debatidos e buscadas soluções para problemas com o Sistema de Internamento Domiciliar (SID), plantões à distância, Programa Saúde da Família (PSF), além dos atendimentos do Pronto Atendimento Municipal (PAM) e Pronto Atendimento Infantil (PAI). O requerimento teve o pedido de urgência aprovado e, durante o debate, vários vereadores se pronunciaram, chegando a essa versão mais amena da proposta.

Com o uso do Pequeno e do Grande Expediente, os vereadores terão 2h10, podendo ampliar o debate por mais 1h50, o que totalizaria quatro horas de discussão. Após este período as sessões transcorreriam normalmente.

Na entrevista coletiva concedida na manhã desta quinta-feira, o prefeito Barbosa Neto (PDT) criticou a Câmara Municipal e a proposta da vereadora Sandra Graça, alegando que o problema na saúde é antigo, que muitos dos vereadores de oposição já foram situação em Londrina e que teriam responsabilidade também neste problema. Ele também chegou a criticar a falta de empenho dos governos federal e estadual em investimentos no setor da saúde no município.

Sandra Graça adiantou que serão convidadas as autoridades da área da saúde do município ligadas ao Executivo e aos hospitais e clínicas públicas e particulares, as Universidades e todos os que tiverem contribuição para solução da crise, com reuniões conduzidas de forma técnica. "Precisamos principalmente das pessoas do Poder Executivo que podem tomar decisões. Mas é claro que também vamos convocar nossos deputados e os secretários de Estado ligados ao problema. Queremos encontrar uma solução construída a muitas mãos", disse.

Segundo ela, a Câmara Municipal de Londrina está abrindo um precedente regimental na busca de solução para um problema que aflige a todos os londrinenses. Para a vereadora, a ação do legislativo é importante para que todos os cidadãos entendam que os vereadores e vereadoras estão discutindo soluções para o problema o que deverá se refletir em benefícios para o setor.

Fonte: londrina.odiario.com